Fórum de A Região em Pauta, em Santos, ainda tem vagas

Em debate, nesta segunda-feira (25), lixo e reciclagem

Por: ATribuna.com.br  -  24/03/24  -  21:16
A Região em Pauta terá como tema A Cadeia do Lixo e da Reciclagem, nesta segunda-feira (25)
A Região em Pauta terá como tema A Cadeia do Lixo e da Reciclagem, nesta segunda-feira (25)   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Restam poucas vagas para o segundo fórum deste ano do projeto A Região em Pauta e que terá como tema A Cadeia do Lixo e da Reciclagem, nesta segunda-feira (25), a partir das 14h30, no auditório do Grupo Tribuna. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


No primeiro painel, o foco será o debate sobre a situação da coleta domiciliar na região, as condições do aterro sanitário Sítio das Neves, na Área Continental de Santos, e o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista, concluído no final do ano passado.


Desse painel, que começa às 14h30, participam o coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Marcos Liborio; Cláudia Teixeira, diretora de Inovação e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e o diretor de Operações da Terracom, Antônio de Mello Neto.


O Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista, elaborado com a participação dos nove municípios, contém indicações de encaminhamentos para algumas das questões que desafiam o setor: tempo de vida útil dos aterros sanitários em uma região com importantes restrições para implantação de novos sistemas de disposição final, sobretudo aterros sanitários; cobranças da sociedade civil por avanços na melhoria das unidades de triagem e condições dos catadores, bem como incremento da logística reversa; condições econômicas diferentes entre os municípios para arcar com a despesa da gestão de resíduos e necessidade de tecnologias que minimizem a massa de resíduos e gerem produtos com valor agregado.


O plano aponta caminhos para a solução desses problemas de forma metropolitana e sugere o aumento de ações que estimulem a reciclagem e a logística reversa.


Segundo painel
A cadeia da reciclagem, do descarte de materiais nas residências ao reaproveitamento por parte das indústrias, será o foco do segundo painel.


Participam desse debate a assessora técnica da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Simone Carvalho Levorato Fraga, e o fundador e coordenador da Cooperlinia Ambiental do Brasil, José Carlos da Silva. A Cooperlinia é uma cooperativa de trabalhadores da reciclagem localizada na cidade de Paulínia, a 120 quilômetros da Capital.


O auditório do Grupo Tribuna fica na Rua João Pessoa, 350, Paquetá. Todo o evento terá a atuação de uma intérprete de libras.


Logo A Tribuna
Newsletter