A Região em Pauta debate o modelo de mobilidade urbana de Fortaleza

Fórum reunirá especialistas e autoridades para o último encontro do ano

Por: Redação  -  24/11/21  -  09:09
Quedinho (Agem), Juliana Coelho (Ceará), Gonçalves (CET) e Souza (Mobilize Brasil)
Quedinho (Agem), Juliana Coelho (Ceará), Gonçalves (CET) e Souza (Mobilize Brasil)   Foto: Divulgação

Por adotar projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva, Fortaleza, a capital cearense, vem sendo reconhecida como uma das cidades brasileiras mais relevantes em políticas públicas nesse segmento. O destaque já rendeu à cidade nordestina prêmios de reconhecimento internacional, como o Sustainable Transport Award, que já foi entregue a cidades como Paris, Seul, Santiago, São Francisco e Nova Iorque.


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A experiência de Fortaleza será detalhada no último encontro deste ano do projeto A Região em Pauta, de A Tribuna, que tem como tema Mobilidade. O fórum será virtual, a partir das 18h30 da próxima segunda-feira (29), pelo Facebook do Grupo Tribuna.


Pela Prefeitura de Fortaleza, estará presente a superintendente de Trânsito, Juliana Coelho. O encontro também terá a participação de Márcio Aurélio Quedinho, diretor técnico da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem); Marcos de Souza, editor do portal Mobilize Brasil, uma das maiores plataformas de mobilidade urbana do País; e Antônio Carlos Silva Gonçalves, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos.


Integração
A questão da mobilidade urbana vem ganhando visibilidade com o crescimento dos modais elétricos e a busca por opções que tenham menos impacto ambiental.


Em Santos — e em todo oPaís —, há queda no número de usuários de transporte público e, pela primeira vez, a Prefeitura vem subsidiando o setor, com repasses de R$ 800 mil mensais para evitar o aumento da tarifa, que está congelada em R$ 4,65.


Ao mesmo tempo, crescem os usuários de motocicletas. Soluções como a integração de modais e a extensão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a região central são alternativas para reduzir o trânsito da Cidade, mas outras opções precisam ser estudadas para a mobilidade entre os municípios.


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