Com a palavra, os campeões da segunda edição da corrida 5K Tribuna

Evento contou com mais de 6 mil competidores na manhã deste domingo em Santos

Por: Régis Querino  -  03/12/23  -  15:11
Ederson Pereira recebe o cheque dos irmãos Marcos e Roberto Santini e o prefeito Rogério Santos
Ederson Pereira recebe o cheque dos irmãos Marcos e Roberto Santini e o prefeito Rogério Santos   Foto: Silvio Luiz/AT

O campeão da corrida 5K Tribuna, disputada na manhã deste domingo (3), Ederson Vilela Pereira, de 33 anos, tem uma trajetória longa nas pistas e circuitos de rua. Correndo desde a adolescência, ele tem no currículo a medalha de ouro nos 10 mil metros nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019. Nos últimos anos, Pereira tem se dedicado às maratonas e conquistado resultados expressivos.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Natural de Caçapava, interior de São Paulo, o corredor do Clube Pinheiros de São Paulo venceu no último dia 19 de novembro a Maratona de Curitiba, no Paraná. Mais um título para a sua vasta coleção, que inclui vários pódios nos 10KM Tribuna FM. Em diversas participações na tradicional corrida santista, ele ainda não conseguiu vencer a prova, que está entre suas metas para 2024.


Com foco nas competições de longa distância, ele encaixa na agenda corridas de 5KM e 10KM, onde trabalha a velocidade. “Como eu estou correndo mais maratonas, acabo ficando mais lento, então essas provas de cinco quilômetros são sofridas. O clima estava quente, na largada senti muito o calor. Se não fosse o clima, dava pra ter corrido um pouco melhor”, avaliou, sobre o desempenho na orla santista.


No início de sua trajetória no pedestrianismo, quando as principais competições eram as provas 5KM e 10KM, Ederson Pereira marcou o segundo melhor tempo nos 5 mil metros na pista. Atualmente, como a meta principal são as provas de longa distância, as corridas como o 5K Tribuna viraram importantes sessões de treino, condicionando-o a situações que ele enfrenta nos desafios de longo percurso.


“Hoje a minha prova favorita é a maratona. Nos cinco quilômetros a gente vai brincando, só para aquecer o motor”, brincou.


Campeã no 5K Tribuna, Lidiana garantiu presença os 10KM Tribuna FM em 2024
Campeã no 5K Tribuna, Lidiana garantiu presença os 10KM Tribuna FM em 2024   Foto: Silvio Luiz/AT

Campeã feminina


Correr durante o dia e cantar à noite. Essa é a rotina de Lidiane Batista dos Santos, de 40 anos, campeã do 5K Tribuna. A atleta/cantora de Taubaté, no interior paulista, descobriu o prazer da corrida há seis anos, quando estava acima do peso e resolveu queimar os quilos a mais suando nas pistas e ruas. Desde então, não parou e faturou ontem o primeiro título de uma prova santista.


“Eu saí da música durante um tempo e engordei muito, fiquei depressiva. Resolvi trotar pra emagrecer, mas não aguentava correr nem 50 metros. Fui indo, tentando, mas quando morei um tempo no Espírito Santo, entrei numa equipe que me ajudou muito. Fui criando gosto, mas queria fazer parte da elite, não queria correr só por correr”, contou.


Aos poucos, Lidiane reduziu o peso de 64 kg para 50 kg e foi cada vez mais se acostumando à rotina de treinos e competições. E vai à luta, mesmo não tendo patrocinador. "Estou correndo sem patrocínio, só pela força de vontade", comentou a aniversariante, que completou “40 anos com a juventude de 20”.


Especialista nas distâncias de 5 e 10 quilômetros, ela ainda não participou dos 10 KM Tribuna FM, mas garantiu ontem a presença na edição 2024.


"Eu quero correr ano que vem. E quem sabe fazer um showzinho em cima do palco no final da prova. Quem sabe faz ao vivo", prometeu, contando que canta de “Calipso a MPB, dependendo da ocasião” e prepara novo clipe para janeiro.


Com trajetória de 20 anos no paratletismo, Jaciel Paulino faturou mais um título
Com trajetória de 20 anos no paratletismo, Jaciel Paulino faturou mais um título   Foto: Silvio Luiz/AT

Cadeirante


Jaciel Paulino tem uma carreira de 20 anos como profissional no paratletismo, com participações e conquistas no Brasil e no exterior. Apesar de ter parado de competir profissionalmente, ele continua, aos 50 anos, a disputar provas com frequência e adicionou ontem mais um título em sua coleção: o de campeão do 5K Tribuna.


"Eu sempre participo dos 10KM Tribuna e esse ano pensei que não podia deixar de ter o 5K no meu calendário", disse Paulino, que se especializou em provas de longa distância, competindo em maratonas ao redor do mundo, incluindo as provas de Nova York e Miami, nos Estados Unidos, e de Lisboa, em Portugal.


Correndo pela Associação Desportiva para Deficientes (ADD), de São Paulo, ele disse que atualmente participa das competições por diversão, mas já pensa em retomar a rotina profissional na próxima temporada.


“Estou voltando para o alto rendimento em 2024, gosto de fazer provas de 10 quilômetros e as maratonas”, comentou ele, sobre as corridas favoritas para serem adicionadas à agenda de competições no novo ano.


Logo A Tribuna
Newsletter