Tribuna do Leitor - 8 de dezembro de 2020

Na edição desta terça-feira (8), Arlindo Caseli de Oliveira, ONG dos Amigos de Santos, Juliana Marques Dionizio, Juan Manuel Villarnobo Filho e Walmir Lopes

Por: Da Redação  -  08/12/20  -  11:57

Gênios idolatrados


Sou adepto do futebol e percebo que temos craques e alguns poucos gênios idolatrados nos seus países, como Garrincha, Beckenbauer, Zidane e Maradona, entre outros. Diego Maradona deu ao povo argentino um ídolo, mesmo agindo de forma incorreta. Suas fraquezas o levaram a um mundo destruidor, incompatível com um atleta, que abreviou sua vida. Maradona foi e é uma lenda. Que a Verdadeira Mão de Deus receba com misericórdia esse filho, que brilhou nos gramados e se perdeu nos obscuros caminhos das drogas. Fica o alerta aos jovens que sonham com sucesso e fama, tudo tem seu preço.
Arlindo Caseli de Oliveira - Santos


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


EAD


Recebemos diversos pedidos de apoio para que, a exemplo de outras universidades, a UniSantos ofereça a opção de cursos à distância em 2021. O EAD é uma realidade em todo mundo e, no Brasil, cresce a cada semestre. Um polo educacional de alto valor como a UniSantos precisa disponibilizar essa possibilidade aos estudantes, para atender às recomendações de distanciamento social e facilitar o acesso ao ensino superior.
ONG dos Amigos de Santos


Direito de troca


No começo da pandemia, grande parte do comércio teve que se reinventar porque as compras pela internet cresceram muito. Com o atual retrocesso à fase amarela do plano de contenção e prevenção da Covid-19, em plena época de compras de Natal, o consumidor deve ficar atento ao seu direito de troca do produto adquirido. O Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor informa que o consumidor deve verificar quais os procedimentos e novos prazos para troca de produto, reparação ou substituição. A lei traz o respaldo de um prazo de sete dias para produtos comprados pela internet. Em caso de compras em lojas físicas, se o produto tiver defeito, o prazo para troca é de 30 dias. Diante de um produto defeituoso, se o consumidor contatar a assistência técnica e esta não esteja em funcionamento, o cliente precisa acionar uma reclamação junto aos canais de atendimento, sendo muito importante anotar números de protocolos e confirmações de recebimento, no caso de e-mails. A partir disso, o prazo não será contado, ficando o direito do consumidor preservado em relação a trocas ou reparo durante a pandemia.
Juliana Marques Dionizio - Guarujá


Script ultrapassado


Fico perplexo ao observar em programas políticos de rádio e de TV, parte dos ex-candidatos à prefeito de Santos exporem a mesma cantilena da campanha. Script ultrapassado e sem rumo. Até inconsequente, como piloto em voo cego. A mesma papelada produzida por assessores é repetida com alta dramaticidade. Acho um extrapolar de vaidades e exibicionismo. Como solução para os problemas empunham sua varinha mágica e prometem conseguir recursos com o Estado, com a União e até com organismos internacionais. Como se a busca incessante de recursos, aliada a boa dose de criatividade, não estivesse sendo feita nesses últimos oito anos. Chegou o momento de afastarmos as diferenças políticas e trabalharmos juntos com ideias e posturas construtivas. Essa é a contribuição a ser dada.
Juan Manuel Villarnobo Filho - Santos


Muita história


Em 1920, Santos contava com pouco mais de 100 mil habitantes e a Portuguesa Santista era um clube de colônia, recém-fundado e que disputava competições municipais. Desde então, muita coisa mudou. E uma testemunha das muitas transformações, foi o Estádio Ulrico Mursa. Erguido em uma área cedida pela Companhia Docas de Santos, a praça de esportes localizada no Bairro do Jabaquara, cujo nome merecidamente homenageia o diretor da empresa que foi determinante para sua viabilização, completou exatos 100 anos no último sábado, dia 05. Como santista de nascimento, torcedor rubro-verde e há 20 anos quase vizinho do campo, pude testemunhar em suas históricas arquibancadas e cabines muitas vitórias gloriosas, derrotas dolorosas, promoções e rebaixamentos. Como na vida, altos e baixos. Momentos bons e outros, nem tanto. Mas uma coisa nunca muda: o prazer de adentrar seus portões, subir suas escadas, sentar no seu cimento, balançar seus alambrados e torcer. Torcer muito. Parabéns, Estádio Ulrico Mursa. A casa da Mais Briosa, a Portuguesa Santista! 
Walmir Lopes - Santos


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter