Tribuna do Leitor - 6 de outubro de 2020

Participaram desta edição Luiz Leoni, Antonio Moura, ONG Amigos de Santos e Sérgio Bonavides

Por: Da Redação  -  06/10/20  -  19:00

Promessas não cumpridas


Na Baixada Santista, o governo previu inicialmente uma ligação elevada entre Santos e Guarujá e depois mudou para um uma ligação em túnel, com possível espaço para o VLT. Hoje, só existe um totem demarcativo. Em São Vicente, estuda-se mais um pedágio. Em Praia Grande, criou-se um complexo penitenciário composto de uma FEBEM, uma penitenciária masculina. E aquela ligação rodoferroviária Parelheiros-Itanhaém!? Me desculpem a franqueza, mas só acredito vendo. Tenho muitas comprovações para pensar assim. Será que os eleitores ainda não sabem quais são os partidos de inumeráveis promessas adiadas e não cumpridas? No Brasil, não existe uma lei semelhante a da Responsabilidades Fiscais para promessas eleitorais, que pune o governante que gasta mais do que arrecada ou que repassa para o seu sucessor as dívidas contraídas no período de seu mandato. Por que não acontece punição alguma para quem faz promessas na campanha eleitoral e não as cumpre? O resultado disso são as inumeráveis obras incompletas e abandonadas. Mas, mesmo assim, outras promessas se iniciam por parte da maioria dos candidatos dos mais de 35 partidos, em um infindável festival de compromissos não cumpridos e de responsáveis impunes.


LUIZ CARLOS LEONI - SÃO CAETANO DO SUL


Compromisso laboral


No momento atual da pandemia, notamos quatro grandes grupos. Os empregados que pela razão de suas ocupações, essenciais à população, continuaram a executar suas tarefas em detrimento do risco a que ficaram expostos. Os desempregados que querem conquistar um trabalho. Os que estão empregados e tentam manter-se assim a qualquer custo. E os trabalhadores efetivos, com bom salário e ambiente laboral, mas que se recusam a voltar ao trabalho, independente das precauções sanitárias aplicadas e revisadas. Apesar de lamentarmos a falta de compromisso e patriotismo dos médicos peritos do INSS e de alguns legislativos da Câmara Municipal de Santos, devemos agradecimentos aos servidores do Judiciário, que não mediram esforços para honrarem seus compromissos laborais.


ANTONIO CARLOS DE MOURA - SANTOS


Recomendações técnicas


Nossa organização não governamental, que há muitos anos é defensora da comunidade, sofreu agressão verbal de um leitor que nos ofendeu apenas por estarmos seguindo as recomendações e normas técnicas oficiais das autoridades do estado de São Paulo. Caso esse leitor tenha dados técnicos, comprovando cientificamente que os ônibus de fretamento podem descer a serra pela Imigrantes sem causar acidentes, que os encaminhe a Ecovias. Que comprove o que alega ao invés de vir a público criticar um grupo de voluntários que, sem nada receber, nem de órgãos públicos, apenas luta pelos reais interesses comunitários. Nosso grupo se posicionou a favor dos laudos técnicos da Ecovias e de outras autoridades para impedir acidentes, mortes e bloqueios devido a acidentes na descida da serra pela Rodovia dos Imigrantes. De nossa parte, damos o assunto por encerrado, lamentando apenas que uma pessoa se manifeste dessa forma sem os devidos dados técnicos e científicos.


ONG DOS AMIGOS DE SANTOS


Exercício da cidadania


Todos nós sabemos que os direitos e os deveres de um cidadão devem caminhar juntos. Quem não comparecer, anular ou invalidar seu voto nas próximas eleições estará transferindo a responsabilidade de escolher quem serão seus representantes durante os próximos quatro anos para uma outra pessoa. Apesar das dificuldades atuais, compareça e participe das eleições de 2020 com esperança e alegria, exercendo sua cidadania com coragem, pois ninguém pode lhe calar, emudecer ou silenciar. O seu voto é um instrumento poderoso. Faça a sua opção escolhendo aqueles que considera como melhores concorrentes para as câmaras municipais e prefeituras. Assuma o seu compromisso com a Democracia!


SÉRGIO BONAVIDES - SANTOS


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter