Tribuna do Leitor - 21 de agosto de 2020

Na edição desta sexta-feira (21), participações de Agostinho e Maria José Schmidt, Luiz Fernando Pettinati Homem de Bittencourt, Odeides Ferreira e Luiz Vinegre

Por: Da Redação  -  21/08/20  -  17:45

Doutrina Espírita


Há tempos, fomos agraciados com filme referente a Doutrina Espírita, que retratou a vida e a obra do mestre Chico Xavier. Tratado como mestre, chegou a ser eleito como mensageiro da fé e da paz em votação popular. Chico Xavier psicografou milhares de mensagens espirituais, que se transformaram em livros de grande aceitação popular, sendo que os direitos autorais são revertidos para casas de caridade, creches e hospitais. Infelizmente, somos carentes de filmes sobre assuntos espirituais. Acreditamos que as empresas cinematográficas deste país deveriam nos presentear com mais filmes sobre a Doutrina Espírita.
Agostinho e Maria José Schmidt


Incineração de lixo


Com o Aterro Sanitário das Neves em Santos Continental chegando ao seu esgotamento, soluções definitivas devem ser tomadas sem mais delongas para a destinação final dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) na Baixada Santista (BS). Entre as diversas opções apresentadas, está uma que há muito tempo gera debates calorosos entre a população, ambientalistas, catadores de recicláveis, governos municipais e a iniciativa privada: a incineração do lixo. Recentemente, se aventou a possibilidade de construção de uma Unidade de Recuperação Energética (URE) na referida localidade que nada mais é que um nome elegante para incinerador de lixo. A queima direta do lixo gera emissões de dioxina, cancerígena e bioacumulativa, assim como furanos e cinzas tóxicas (10% do volume inicial do material incinerado), sendo algo totalmente anacrônico. O cerne da questão é que as URE são ambientalmente insustentáveis indo na contramão da Lei 12305/2010 do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, pois precisam de grande quantidade de materiais orgânicos e, principalmente, os inorgânicos (papel, papelão, plástico, isopor, pneus) como combustível, todos passíveis de reciclagem, causando grande impacto ambiental. Nossos resíduos são 60% orgânicos, 30% inorgânicos e apenas 10% rejeitos. Uma vez adotado esse método, os empregos de catadores praticamente acabarão, bem como sua renda. Ademais, a queima de resíduos urbanos incentiva a obsolescência programada e o desperdício geral. Santos e Baixada Santista precisam investir maciçamente em educação e conscientização ambiental, pensando nas futuras gerações e seguindo o exemplo vitorioso de São Francisco (EUA), que recicla mais de 85% de seus resíduos.
Luiz Fernando Pettinati Homem de Bittencourt - Santos


Grande perda


Impossível deixar de registrar tristeza e indignação pela morte por atropelamento do dr. Kaolu Nogui, em frente ao seu consultório, no domingo, dia 16. Policiais militares chegaram ao local quando o ginecologista já havia sido socorrido, diz a reportagem. Com traumatismo craniano e grande perda de sangue, não deve ter sido um simples atropelamento em uma tarde de domingo. Os policiais também não encontraram testemunhas do acidente. As mulheres de minha família foram pacientes do dr. Nogui, médico extremamente humano e ético, uma vida dedicada a trazer vidas ao mundo. Só nos resta esperar e confiar que com o auxílio das câmeras, a Polícia possa esclarecer os fatos.
Odeides Ferreira - Santos


Punição exemplar 


O leitor J.A. Nogueira de Sá aborda, com bastante propriedade, o já bastante reprisado assunto das atitudes autoritárias do desembargador Eduardo Siqueira. Aparentemente, ele acha que as outras pessoas são inferiores, mesmo que mostrem altivez no comportamento profissional e educação no pessoal. Agora, tenho absoluta certeza que, mais uma vez, o corporativismo vai prevalecer e, quando muito, esse Conselho Nacional de Justiça vai arquivar ou aconselhar que ele use máscara. Não foi isso que todas instituições ligadas ao sujeito fizeram? E ficaram caladinhas diante dos acontecimentos, pois não tenho conhecimento de declarações ou posicionamentos dos setores ligados ao Direito a respeito do caso. Conclusão: adeus punição exemplar.
Luiz Vinagre - Santos


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter