Tribuna do leitor - 2 de setembro de 2020

Na edição desta quarta-feira (2), participações de Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santos, Silmara Lima, Luiz Vinagre, Octavio Moraes Junior, Sergio Fang e João Horácio Caramez

Resposta

Em resposta ao leitor Antonio Tadeu Torres, a Prefeitura de Santos esclarece que, assim como todos os setores de atividades econômicas da Cidade, os estabelecimentos que realizam de eventos puderam retomar o funcionamento de forma controlada seguindo protocolos sanitários, de acordo com a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo em que a Baixada Santista se encontra. Os eventos só podem ser realizados se os locais seguirem as normas em vigor, que exigem uma série de medidas, como ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local, obrigação de controle de acesso, assentos e filas respeitando distanciamento mínimo, proibição de atividades com público em pé, entre outras. O mesmo vale para os ambulantes que atuam na orla da praia, que têm autorização para voltar.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santos 

Pombos

Gostaria de parabenizar A Tribuna pelas excelentes matérias publicadas durante esta terrível pandemia. Em especial, a matéria sobre os pombos, que mostra o grande crescimento destas aves na nossa região. Concordo com o dr. Eduardo Filetti, ao firmar que não podemos maltratar nenhuma ave e que o uso de anticoncepcionais é a grande solução.
Silmara Lima - Santos

Defesa

Primeiro quero parabenizar A Tribuna pela abrangência nacional, haja vista a participação do sr. Daniel Marques, de Minas Gerais. No entanto, sua colaboração foi para atacar o presidente Bolsonaro sobre sua reação ao ser inquirido por uma mídia que objetiva arruinar seu trabalho pelo bem do Brasil. Acredito que esse senhor, para defender sua própria honra, faria o mesmo que o presidente. E o termo *bundão* é usual no cotidiano do brasileiro, para apontar uma pessoa que não está fazendo um trabalho bem feito. Aliás, ele vai falar mal também do governador desse estado maravilhoso que é Minas Gerais? Romeu Zema já teve atitudes contra jornalistas?
Luiz Vinagre - Santos

Aquecimento

O articulista Alcindo Gonçalves faz considerações pertinentes ao aquecimento global mas, acredito eu, comete um equívoco ao afirmar que o derretimento do gelo da Groenlândia “provocará elevação de sete metros no nível do mar, suficiente para reconfigurar a costa da maioria dos países do mundo.” Gostaria de saber em qual estudo científico ele se baseia para essa informação, visto que as mais pessimistas projeções publicadas colocam a possibilidade da elevação em até um metro e, isso, até 2100. Sem esquecer que essa água pode voltar aos polos, aumentando as calotas. Tenho conhecimento de pessoas que se mudaram para o interior, apavoradas com previsões catastróficas. Isso não faz nenhum bem para nossa região. Informar é uma coisa. Alarmar é bem diferente.
Octavio Moraes Junior - Santos

Erosão e assoreamento

Já faz tempo que presenciamos mudanças drásticas na movimentação de sedimentos da praia de Santos. Esse fenômeno é perfeitamente visível entre os canais 1 e 4, onde toda a extensão da praia está assoreada, a calçada está no mesmo nível da areia. Já, entre os canais 6 e 4, percebe-se o contrário, uma grande erosão, com desnível de até 1m em alguns trechos. As raízes das palmeiras e os condutores plásticos de energia dos postes estão expostos. Onde são divulgadas as notícias atualizadas do monitoramento do engordamento da ponta da praia para a população, com a utilização de geobags? Se esse fenômeno acontece devido ao aprofundamento do canal pela dragagem não vem ao caso, mas a engenharia portuária brasileira e o IPT têm inúmeras soluções já implantadas em várias praias. Cabe a PMS e a Câmara virem a público com esclarecimentos e soluções concretas.
Sergio Fang - Santos

Som alto

O sr.Toshio Shiokawa reclamou nesta coluna sobre a bagunça na Rua Tolentino Filgueiras, onde tocam até a música do Corinthians. Em relação ao som altíssimo, temos que levar em consideração que, em sua maioria, os pais desses baderneiros só estão presentes na Carteira de Identidade. Não ensinaram educação e respeito a seus filhos.
João Horácio Caramez - Santos

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.