Tribuna do Leitor - 12 de novembro de 2020

Na edição desta quinta-feira (12), participações de Nívio Corrêa Barbosa, Israel Bernardino de Lima, Sandro Rodrigues dos Santos, Wagner Fernandes Guardia, J.A. Nogueira de Sá e Uriel Villas Boas

Por: Da Redação  -  12/11/20  -  20:39

Voto valorizado


Gostem ou não, domingo tem eleição! Gostem ou não as relações humanas em sociedade, são planejadas e executadas por políticos que, após eleitos, tornam-se autoridades constituídas de poder quase ilimitado. Muitos vão deitar e rolar nos cofres do erário pelos próximo quatro anos, sem exames de sanidade ou eficiência. Os meios de comunicação alertam para valorizar o voto, para ver os sinais de fichas sujas de candidatos, estatísticos demagogos, falsos convictos religiosos, entre outros malandros. Mas parece que nada adianta. Ano após ano, nossa região sofre com qualidade de representantes, razão proporcional à degradação da Baixada Santista. Vejo que o único legado do líder político da cidade polo, será a neutralização de concorrentes, virtude que se extingue com forte chuva. A Mãe Natureza escancara ordem certa para obra pública, primeiro para as soluções de alagamentos crônicos, cobrando Estado e União, e depois todas as pirotecnias viárias.
Nívio Corrêa Barbosa - Santos


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Real justiça


Mariana, você não está sozinha. Junto de você estão mulheres que sofrem caladas a diversas violências sexuais, físicas e psicológicas. Caladas por serem coagidas por maridos, pais, familiares, autoridades, juízes. Envergonha saber que os homens envolvidos, do segurança ao operador de vídeo, do advogado de defesa (que virou de acusação) ao juiz, foram canalhas. Peço a você que não desista. A sua voz reverberou aos quatro cantos do país, fortaleceu outras mulheres, causou comoção nacional. Tenho a certeza de que o país não deixará´ passar em branco tamanha atrocidade. O meu desejo é que você nunca tivesse passado por tudo isso e pudesse ser aquela Mariana de antes, assim como a Maria da Penha, a Marielle, a Eloah, a Carolina Dieckman e tantas outras que viraram ícones da luta por justiça. Desejo que a real justiça seja feita. Por mim, pelas mulheres presentes na minha vida e por todas as mulheres
Israel Bernardino de Lima - Guarujá


Falta sinalização


Há quase um mês, escrevi sobre o tombamento de caminhões em frente ao Cemitério da Filosofia, devido à falta de uma placa no km 61 (na altura do Jd. Casqueiro) da Anchieta, indicando “última saída” para o porto. Essa saída ficou longe demais do acesso ao cais, fazendo com que o retorno do maior porto do Brasil ocorra dentro da cidade. Em menos de um mês, quatro outros caminhões já tombaram, transformando o trânsito num inferno. Com a palavra a CET e a Prefeitura de Santos. Estão esperando morrer alguém ou tombar um caminhão contendo produtos químicos?
Sandro Rodrigues dos Santos - Cubatão


Eleição nos EUA


Os eleitores norte-americanos começaram a reparar o erro através do voto. Que sirva de exemplo ao Brasil. O mundo precisa de lideranças que promovam o diálogo, cumpram seus deveres e respeitem os direitos essenciais da sociedade, da economia, da ciência e do meio ambiente.
Wagner Fernandes Guardia - São Vicente


Rumo às urnas


Está chegando o grande momento de exercemos a nossa participação política, consciente, responsável e imprescindível para o exercício da cidadania. Vamos escolher e votar em um prefeito e em um vereador. A pandemia não deve atrapalhar este importante momento, evidentemente, desde que sejam tomados todos os cuidados para evitar contaminação. Vivemos descrentes e decepcionados, mas não podemos perder a esperança e nem deixar a apatia nos abater. Não anule seu voto, não deixe de votar. Queiramos ou não, fazemos parte de um todo. Platão afirma "A desgraça dos que não gostam de política é que são governados pelos que gostam". Beirando 78 anos, caminho firme e decidido, como nos meus 18 anos, rumo às urnas.
J.A. Nogueira de Sá - Santos


Inaceitável


Em uma situação inaceitável, são constatadas divergências em relação a questões ligadas à Economia, à Saúde, ao Meio Ambiente e clara demonstração de autoritarismo, como no caso do Ministro Chefe da Casa Civil, que constrange seus colegas de Governo. Corre-se o risco de não termos as soluções que precisamos. Não dá para aceitar!
Uriel Villas Boas - Santos


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter