Tribuna do Leitor - 11/04/2021

Neste domingo (11), com as participações de Luiz Augusto D'Urso, Carlos D. N. da Gama Neto, Jairo Guanais, Ademir Alonso Rodrigues e Uriel Vilas Boas

Por: Da Redação  -  11/04/21  -  14:36

Iniciativa importante
A criminalização do stalking é um importante primeiro passo no combate a esse tipo conduta, que consiste na perseguição obsessiva, principalmente, pelas redes sociais. O impacto desta conduta criminosa na vida da vítima é gigantesco, pois transforma o cotidiano da pessoa perseguida em um verdadeiro inferno. Essa criminalização, embora importante, poderá não implicar em uma efetiva redução desta conduta, pois não levará o agente à cadeia, em razão da pena prevista. Adverte-se, que o legislador precisou de atenção com relação à proporcionalidade das penas diante de outras condutas criminalizadas, fixando pena de 6 meses a 2 anos para o agente (Stalker). Esta pena pode parecer branda, mas sendo vista de forma sistematizada, é adequada ao nosso ordenamento jurídico. Entendo como importante a iniciativa, todavia, pela gravidade desta conduta, o tema deve continuar sendo objeto de atenção do legislativo e do judiciário.
LUIZ AUGUSTO D'URSO – SÃO PAULO


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Gratidão
Algum tempo atrás recebi, junto com um livro, uma pedrinha branca e uma história impressa em pequeno pedaço de papel. Honestamente, não me lembro do conteúdo do relato, mas passei a carregar a pequena dádiva no bolso da roupa para me lembrar, a cada vez que a toco, de dar graças a Deus por todas as bênçãos com que somos agraciados. Tornou-se um hábito e eu já nem preciso da pequena lembrança para agradecer a Deus pelas dádivas que recebemos. Sim, recebemos, porque eu me habituei a agradecer não somente por mim, mas por aqueles que carrego no coração. Cada um sabe daqueles que carrega no coração: afetos e desafetos. Faço uma sugestão amorosa: escreva as palavras “graças a Deus” em um pedaço de papel e afixe em lugar visível, em casa ou no local de trabalho. Você vai perceber mudanças no seu sentir, pois a gratidão é uma bênção tão grande quanto o perdão.
CARLOS D. N. DA GAMA NETO – SANTOS


Exemplo a ser seguido
A Prefeitura de Praia Grande vai liberar, a partir de amanhã, das 5 às 9 horas e das 16 às 20 horas, a faixa de areia da praia apenas para atividades físicas individuais. Lembrando que Praia Grande tem uma extensão de 22,5 km de costa, divididos em 12 praias. Uma pergunta: Se Praia Grande tem condições de fiscalizar toda essa extensão de areia de praia para evitar abusos, por que Santos não teria, uma vez que tem menos que 1/3 de extensão de areia (pouco mais de 7 km) para controlar? Isto posto, renovo minha sugestão dada neste mesmo espaço, edição do dia 14 de março: permitir a utilização da faixa de areia da praia de Santos, das 5 às 9 horas e, se possível, das 16 às 20 horas, seguindo o exemplo de Praia Grande, para que seja possível apenas a prática de atividade física individual. Isso iria evitar a aglomeração de pessoas caminhando e, às vezes, correndo no calçadão ou mesmo nas ruas, dividindo espaço com os carros e ônibus. A saúde agradeceria.
JAIRO GUANAIS - SANTOS


Balança da justiça
O símbolo que representa a justiça é a deusa grega Têmis que, de olhos vendados e com a balança na mão, mostra o equilíbrio e a imparcialidade em suas decisões, emanando confiança e estabilidade à sociedade. Decisões ambíguas de alguns ministros do STF parecem discordar da deusa. Uma ministra, que tinha votado a favor da prisão em segunda instância, decide voltar atrás e barra a prisão de verdadeiros bandidos travestidos de políticos e empresários. Depois, um outro ministro que defendia aquela prisão, voltou contra a medida, quando amigos passaram a ser condenados. Outra ministra, votou contra um ex-juiz, símbolo da Lava-Jato, mesmo no passado tendo apoiado as decisões dele emanadas. Um ministro “novato” permitiu que cultos e missas fossem permitidos, durante o lockdown, só que ele já havia decidido, junto com seus colegas, em fevereiro, pela interdição dos cultos. O curioso é ver a mesma entidade, que teve negado o seu pedido, ser, agora, agraciada pela decisão do ministro. Difícil de entender e empreender em um país cujo prato da balança parece pender de acordo com as conveniências do momento.
ADEMIR ALONSO RODRIGUES - SANTOS


Insuficiente
As restrições que foram adotadas pelos executivos de vários estados e municípios não foram suficiente para diminuir o índice de contaminação e de óbitos neste Brasil continental. É preciso que os mais diferentes segmentos sociais se unam aos organismos públicos para acelerar a vacinação.
URIEL VILLAS BOAS - SANTOS


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter