Sete motivos para rir mais

Ros Bem-Moshe. Especialista em bem-estar e psicologia positiva e autora do livro O Efeito do Riso

Por: Ros Bem-Moshe  -  09/05/24  -  06:33
  Foto: FreePik

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras. Para além do mero entretenimento, este é um dom extraordinário que traz alegria e saúde para as nossas vidas. No entanto, com o amadurecimento e os estresses do cotidiano, frequentemente esquecemos o simples prazer do riso. Enquanto as crianças riem livremente e várias vezes em um único dia, os adultos tendem a rir de forma seletiva e rara.


Depois de da infância e adolescência, as pessoas trazem uma camada consciente de reflexão ao riso: quando é apropriado dar risada? O que os outros pensarão de mim se eu rir agora? Estou em um emprego sério e não posso rir aqui… e assim por diante. Em uma notícia encorajadora, se nos sentimos um pouco carentes de rir, podemos nos envolver intencionalmente em exercícios de riso, provocar humor e sorrisos.


Com prática, repetição e tempo, podemos estimular vias neurais orientadas que nos conduzem à leveza e alegria. Esses estímulos não apenas cultivam uma dose de bem-estar positivo, mas também incentivam a liberação de neurotransmissores essenciais – dopamina, oxitocina, serotonina e endorfinas. Ao mesmo tempo, ajudam a neutralizar a influência corrosiva de hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalina.


Desde o momento em que abrimos os olhos para um novo amanhecer, podemos ativar uma abundância de ferramentas de riso e provar o efeito positivo dele. É possível definir o ‘tom’ de como será o nosso dia: primeiro sorria e depois ria suavemente para você mesmo. Este é meio simples, mas eficaz de sinalizar os hormônios de bem-estar.


Seja assistir a comédias, sair com amigos, participar de um clube de ioga do riso (sim, eles existem) ou simplesmente aprender a rir de alguns de nossos próprios contratempos, as possibilidades de atrair mais riso para nossas vidas são abundantes. A seguir, sete motivos para rir mais.


Constrói resiliência: aprender a rir de si mesmo ajuda você a se adaptar ao estresse e à adversidade com graça.


Cria uma mentalidade positiva: o efeito do riso reconfigura seu cérebro e promove uma visão positiva. Estimula a neuroplasticidade, alterando a química do cérebro para melhor;


Aprimora a comunicação e conecta pessoas: o riso compartilhado fortalece os laços e promove empatia. É uma ferramenta poderosa para construção de equipes.


Reduz o estresse: dar risada é um redutor natural do estresse. Ele alivia emoções desafiadoras, libertando tanto o corpo quanto a mente do controle do estresse;


Impulsiona a criatividade e a produtividade: assim como a meditação, o riso o traz para o momento presente, aumentando a criatividade e o foco.


Aumenta a oxigenação: a prática melhora o fluxo de oxigênio para o corpo e o cérebro, otimizando sua função, concentração e produtividade; Promove a ludicidade: rir nutre a imaginação, a resiliência cognitiva e emocional e enriquece suas interações com os outros.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter