Santos cada vez mais criativa

Selley Storino. Secretária municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo

Por: Selley Storino  -  21/04/24  -  06:47
  Foto: Divulgação

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criatividade, data instituída pela ONU para aumentar a cons-cientização sobre o valor da economia criativa para o desenvolvimento social, tecnológico e sustentável. Cada vez mais a criatividade comprova sua importância em nossa sociedade.


Santos investe nesse tema desde 2013. Em 2015, tornou-se cidade criativa da Unesco na área de cinema. E, em 2022, teve a honra de receber a 14ª Conferência da Rede de Cidades Criativas.


Desde então, muitos esforços têm sido realizados. A partir de 2021, a Secretaria de Turismo incorporou a Economia Criativa e o Empreendedorismo para centralizar e ampliar as ações de qualificação profissional, estímulo da criatividade e fomento ao empreendedorismo como suporte às atividades turísticas.


Nossas 10 vilas criativas, criadas para atender os mais vulneráveis com qualificação, atividades culturais e de convívio social, são reconhecidas internacionalmente. Entre 2021 e 2023, capacitaram cerca de 7 mil pessoas para gerar renda, empreender ou começar uma carreira, gratuitamente, em construção civil, barbearia, manicure, corte e costura, mídias sociais, programação de computadores, bordado, crochê, culinária, entre outras.


Para mitigar os efeitos da pandemia, a Prefeitura criou o programa Feito em Santos, onde os empreendedores divulgam produtos por meio do Instagram @feito.emsantos. Atualmente, conta com mil artesãos cadastrados e quase 15 mil seguidores. Oferece, em complemento, apoio profissional para alavancar os negócios com orientações para melhorar as vendas e posicionamento nas redes sociais.


Em 2023, em parceria com coletivos criativos, o Feito em Santos realizou 57 feiras com a participação de 2,6 mil artesãos. A iniciativa tomou conta de parques e praças, tendo alcançado faturamento total superior a R$ 1 milhão. E com o Programa de Aceleração de Criativos, parceria com o Sebrae e universidades, foram capacitados 90 empreendedores de artesanato, gastronomia e audiovisual.


A Casa do Artesão, inaugurada em 2023 na Casa do Trem Bélico, desenvolve oficinas para pequenos empreendedores com novos métodos e inovações. O equipamento já atendeu 620 alunos em 31 cursos. Neste mesmo prédio turístico e repleto de história funciona a Loja Colaborativa Feito em Santos, espaço para fomentar a atividade criativa onde pessoas talentosas expõem e vendem seus produtos. Afinal, a maioria dos turistas gosta de levar uma lembrança de suas viagens.


Os resultados, ano após ano, reconhecem este esforço. Desde 2013, aumentou em 209% o número de empresas de economia criativa na Cidade, índice que não parou de crescer nem durante a pandemia.


São números que trazem muito orgulho, mas igualmente a responsabilidade de que o trabalho não pode parar. Muito pelo contrário, precisa ser cada vez mais estimulado e intensificado. O aperfeiçoamento dessas conquistas permitirá à nossa querida Santos se tornar cada vez mais criativa, inclusiva, sustentável e economicamente forte.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter