Sorocaba define a primeira escola de SP que será convertida em cívico-militar

A Escola Municipal “Matheus Maylasky” recebeu 82% de aprovação por parte da população local e foi a selecionada para receber o projeto

Por: Tenente Coimbra  -  20/10/20  -  11:48
Escola Municipal “Matheus Maylasky”, em Sorocaba
Escola Municipal “Matheus Maylasky”, em Sorocaba   Foto: Agência Sorocaba de Notícias (GPE/SECOM)

Demos mais um passo para a implantação da primeira escola cívico-militar aqui no estado de São Paulo. Em Sorocaba, cidade escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para receber o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), já foi decidida a unidade que será convertida para o novo modelo.


A Escola Municipal “Matheus Maylasky” recebeu 82% de aprovação por parte da população local e foi a selecionada para receber o projeto. Graças ao programa, além de todo o suporte dos militares na parte administrativa e disciplinar, o local ainda receberá outros benefícios como a implantação de um laboratório de ciências e de informática.


Como presidente da Frente Parlamentar pela Implementação das Escolas Cívico-Militares no Estado de São Paulo, tenho acompanhado de perto todas as etapas, junto ao MEC e à prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, para que possamos avançar com o projeto o mais rápido possível. Agora, com a escolha da unidade, vamos realizar audiências com autoridades e população local para apresentar e esclarecer todas as questões relacionadas à conversão da escola municipal.


As escolas cívico-militares têm o objetivo de resgatar valores como patriotismo e respeito aos professores. A qualidade do ensino também é melhorada e isso é comprovado por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No geral, nas unidades que foram convertidas ao modelo, a média do Ideb aumentou de 4,94 para 6,99. Além disso, a presença dos militares propicia para alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar um ambiente escolar mais seguro, favorecendo o foco nos estudos.


Estamos cada vez mais próximos de ter o primeiro modelo aqui no nosso estado e, assim que estiver implantada em Sorocaba, iremos buscar novos municípios que possam receber o programa e trazer melhoria para o seu ensino público.


Aqui na Baixada Santista, já temos Santos, Guarujá e São Vicente como fortes candidatas. Em diversas outras cidades, estamos recolhendo abaixo-assinados de cidadãos que desejam o modelo e já recebemos milhares de assinaturas. 


A escolha da primeira escola para receber o Pecim é uma grande conquista para a educação pública. Seguiremos trabalhando para que a implementação desta primeira unidade se concretize e para que as escolas cívico-militares possam se espalhar por todas as regiões do estado de São Paulo.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter