Presidente assina decreto e ligação entre Santos e Guarujá pode sair do papel

Medida vai possibilitar a abertura da primeira licitação, que faz parte do projeto de desestatização do Porto

Por: Tenente Coimbra  -  05/04/22  -  06:40
  Foto: Carlos Nogueira/Arquivo/AT

Ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá: uma promessa relativamente antiga, não? Concordo. Quem aqui não sonhou com mais rapidez no deslocamento entre as duas cidades e a melhoria do escoamento das mercadorias que saem diariamente do maior porto da América Latina?


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Tenho uma ótima notícia! O presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar um decreto que qualifica, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), os estudos para a implantação e exploração do túnel Santos-Guarujá.


Tal medida vai possibilitar a abertura da primeira licitação, a qual faz parte do projeto de desestatização do Porto já também anunciada pelo governo federal.


De acordo com informação divulgadas pelo Ministério da Infraestrutura, nos estudos que serão contratados, “deverão constar aspectos relacionados à definição de tarifas , modelagem jurídica, avaliação de engenharia, projeção de demanda e de tráfego, aspectos socioambientais e avaliação econômico-financeira do projeto.”


Na sequência, os documentos obtidos serão encaminhados até o Tribunal de Contas da União para apreciação. Posteriormente a pauta será levada ao conselho do PPI e levada para a ANTAQ.


Ainda tratando sobre a ótima repercussão do decreto presidencial, Fernando Biral, diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA) afirma: “somos defensores do túnel submerso por acreditarmos ser a alternativa mais racional para a travessia entre Santos-Guarujá. O túnel cumpre a dupla função de ser a melhor travessia interurbana entre ambas as cidades e não impor qualquer impacto para a navegação no Porto de Santos.”


Fico muito contente também em saber que essa conquista tem a participação de nosso mandato, já que enquanto deputado estadual participei de reuniões em Santos e em Brasília com nosso presidente e com o então ministro Tarcísio, fiz visitas técnicas a área das futuras obras e acompanhamento dos estudos sobre a melhor forma que tal ligação poderia ser viabilizada para que venha ocorrer o menor impacto possível, viabilizando a melhor forma de conectarmos nossas cidades e impactar positivamente nossa economia, a qual já será aquecida com o aporte de R$ 3,8 bilhões de reais para a construção e geração de 3 mil empregos.


Por fim, temos o sonho saindo do papel e velhas promessas não mais fazendo parte do discurso. Hoje existe trabalho, efetividade e compromisso com a população de nossa Baixada Santista. Avante!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter