Os desafios da pandemia

Em um país como o nosso, de dimensões continentais, sempre foi um desafio dar atendimento de qualidade a todos

Por: Tenente Coimbra  -  20/04/21  -  07:20
  Nosso empenho continuará e cada cidadão pode contar com nosso trabalho
Nosso empenho continuará e cada cidadão pode contar com nosso trabalho   Foto: Divulgação

A Saúde é um pilar essencial para o desenvolvimento de uma sociedade e um dos fundamentos para o crescimento de uma Nação. Em um país como o nosso, de dimensões continentais, sempre foi um desafio dar atendimento de qualidade a todos. A pandemia ampliou ainda mais essa dificuldade e, após mais de um ano de quarentena, mantemos firmes nosso trabalho para ajudar a diminuir os prejuízos que o coronavírus trouxe para toda a população.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Logo no início da pandemia aqui no país, em março do ano passado, começamos a perceber as dificuldades enfrentadas. De imediato, protocolei um projeto de lei para reduzir em 50% o salário pago a deputados estaduais, secretários de Estado, governador e vice-governador, durante o período de vigência da pandemia de coronavírus e, assim, redirecionar os valores para o setor da Saúde. A proposta foi aceita, com a adaptação de um corte de 30%. De qualquer forma, foi uma grande vitória e fomos a primeira casa legislativa do país a reduzir a própria remuneração.


A pandemia trouxe também a retração do mercado de trabalho e a consequente falta de comida nos lares de muitas famílias. Para amenizar a situação precária, no ano passado, realizamos a doação de mais de uma tonelada de cestas básicas para a população carente. A questão da fome ainda persiste e este ano, realizamos uma ação solidária denominada “drive-thru do bem” para arrecadar alimentos para famílias da região impactadas pela pandemia.


Para ajudar a garantir condições de higiene e proteção contra o corona, distribuímos 3 mil máscaras para os motoristas de aplicativos e entregadores, e conseguimos com a Ypê quase 30 mil frascos de álcool em gel para a Baixada Santista, que foram entregues em hospitais, prefeituras e aos profissionais que trabalham na linha de frente do combate ao coronavírus.


Sabemos das dificuldades das entidades hospitalares em conseguir materiais e equipamentos, por isso articulamos com o governo federal o envio de três respiradores para a cidade de São Vicente. Este ano ainda solicitamos verbas e leitos de UTI para Bauru, São José do Rio Preto, Campo Limpo Paulista e Itupeva. Entregamos ambulâncias à Prefeitura de Tietê e cobramos informações sobre o corte de 12% das verbas destinadas às Santas Casas e hospitais filantrópicos.


Pensando em todos os trabalhadores da linha de frente do enfrentamento à covid, logo quando se iniciou a vacinação, solicitamos ao governador que fossem incluídos na lista de prioridades para a imunização todos os funcionários que atuam na área da Saúde, independentemente do setor de atuação.


Acompanhando o noticiário e as pesquisas científicas que visam fortalecer o combate ao coronavírus, solicitamos a inclusão de todas as regiões do Plano São Paulo nos testes com plasma de doadores contaminados pela covid que já desenvolveram anticorpos. O material doado servirá para tratar pacientes que tenham o maior risco de desenvolver um quadro grave da doença, como os idosos. A doação é voluntária e todo o processo é coordenado pelo Instituto Butantan, que coleta, distribui e usa o material no serviço público do Estado. Até o momento apenas Santos e Araraquara estão desenvolvendo o projeto-piloto. A expansão será uma conquista e uma arma a mais no combate ao vírus.


Junto com outros deputados estaduais fui responsável pela criação do Grupo PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento) para fiscalizar hospitais e contratos firmados pelo governo estadual. Dentre nossas ações, está a investigação da produção de remédios da FURP (Fundação para o Remédio Popular) que estava em baixa e a compra irregular de aventais feita pelo governo do Estado de São Paulo.


Para amenizar os prejuízos dos comerciantes, afetados pelas restrições da quarentena, protocolei um projeto que busca anistiar ou descontar de 80% a 90% do pagamento antecipado das multas aplicadas a todos os estabelecimentos durante o período do enfrentamento à covid. A minha proposta foi elaborada de uma forma que também possa ser usada por vereadores e prefeitos em socorro ao comércio local para garantir a economia de suas cidades neste período de crise.


Neste momento pelo qual passa nosso país, toda ação é bem-vinda e devemos nos unir para garantir o bem-estar de todos! Nosso empenho continuará e cada cidadão pode contar com nosso trabalho e esforço na conquista de melhorias.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter