VLT na Área Continental não pode ser só promessa

Extensão do VLT foi anunciado pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB)

Por: Rosana Valle  -  19/06/22  -  10:35
Presença do VLT na Área Continental é muito esperada pelos vicentinos
Presença do VLT na Área Continental é muito esperada pelos vicentinos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Tenho acompanhado as obras da Ponte Rodoviária sobre o Canal dos Barreiros e vi que as 217 colunas desta segunda fase dos trabalhos foram 100% recuperadas. Na primeira fase foram reparadas 52 colunas, o que permitiu a reabertura do tráfego de veículos em meia pista.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Assim, muito em breve será possível reabrir o trânsito em duas pistas, terminando com as filas, no sistema segue e para, para atravessar os 630 metros da ligação.


A recuperação da ponte, com recursos federais de R$ 58 milhões, permitirá um aumento da capacidade de carga de 32 para 45 toneladas, garantindo que a ligação possa ser utilizada com plena segurança por pelo menos mais 40 anos.


Isso me traz muita satisfação por ter conseguido os recursos para a obra, diretamente com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas me recordo que, antes de pedir ao presidente, fui ao então governador do Estado, João Doria, pedir a recuperação da Ponte dos Barreiros.


O ex-governador do PSDB me disse que não era obrigação do Estado e que tentaria, talvez, participar com a metade dos recursos para a obra. Mas não participou e não ajudou a salvar a ponte.


Agora, em pleno período pré-eleitoral, o atual governador do PSDB, Rodrigo Garcia, anuncia a extensão do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, para a Área Continental de São Vicente, que venho pedindo desde 2019.


Só torço para que não seja mais uma promessa do tipo que fez o ex-governador Doria. Quero mesmo que o VLT passe pela ponte ferroviária, que fica junto da ligação rodoviária recuperada, e siga para a Área Continental de São Vicente e dali à Praia Grande e ao Litoral Sul.


É claro que reclamo pelo Estado não ter feito isso antes, pois todos sabem que são os moradores da Área Continental que mais precisam deste transporte público para chegar aos seus locais de trabalho em Santos.


Mas, repito, quero que o VLT chegue logo ao continente vicentino. Não importa quem banque a obra. E se esta for mais uma promessa não cumprida, eu e a população vamos ficar muito decepcionados, muito bravos mesmo. Estamos de olho!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter