EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

19 de Outubro de 2019

Rosana Valle

É deputada federal (PSB/SP), jornalista e escritora. Foi repórter da TV Tribuna por 25 anos e por 18 apresentadora e editora do programa Rota do Sol. Já fez reportagens em mais de 30 países e é autora de dois livros sobre o turismo regional e internacional. Rosana iniciou seu mandato em 2019 e é membro titular das Comissões de Viação e Transportes e Direito das Mulheres

Ponte dos Barreiros e outros assuntos

Em encontro com o Governador, Rosana Valle demanda sobre necessidades da região

Na última quinta-feira (26), fui recebida pelo governador João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Tivemos uma conversa franca sobre as demandas e necessidades da Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira.

O governador foi incisivo ao dizer que “não há qualquer discriminação por parte do governo de São Paulo, em relação a qualquer área do estado”. Segundo ele “as eleições terminaram, agora é gestão, levando em conta todos os brasileiros de São Paulo, indistintamente“.

Com essa explicação, fui de pronto mostrando a situação das estradas do Vale do Ribeira, que estão em um estado de abandono, que diariamente coloca em perigo a vida de milhares de pessoas.

Pedi ao governador para que os prefeitos do Vale se reúnam com o secretário estadual responsável pela conservação das estradas.

Farei o mesmo na área da saúde!
Ainda em relação ao Vale do Ribeira, João Doria afirmou que nos próximos dias lançará um grande programa de investimentos.

Uma ação, que segundo ele, vai impactar positivamente no futuro da região. Fui convidada para acompanhar o lançamento e as ações desse projeto.

Conversamos sobre vários problemas regionais, mais especialmente sobre a volta da Escola de Manutenção e Mecânica de Aviões da Etec, no Guarujá, que foi fechada pela Agência de Aviação Civil (ANAC) em meados de março.

Tenho articulado junto a ANAC, em Brasília, para que o curso seja reiniciado no início do ano que vem.

O governador apoiou a iniciativa, e disse que a ETEC do Guarujá terá todo apoio do estado para retomar as aulas.

Falei com João Doria sobre o destino do prédio da Escola Escolástica Rosa, que pertence a Santa Casa de Santos.

O provedor da Santa Casa, Ariovaldo Feliciano, me disse que a instituição não tem recursos para fazer a manutenção do prédio, que é tombado.

Ele afirmou que está aberto a soluções para evitar que o edifício se deteriore ainda mais.

Levei este assunto para o governador Doria, que vislumbrou a possibilidade de transformar o local em um hotel de luxo, sem descaracterizar o edifício. Para respeitar o testamento de João Otávio, que doou o prédio à Santa Casa, seriam construídas escolas de hotelaria e de restauração histórica para jovens carentes.

Segundo João Doria, isso poderia ser feito com recursos exclusivamente privados.

Pessoalmente, acredito que temos de tentar o que for possível e viável para evitar que o Escolástica Rosa se acabe, sem que façamos nada. 

O governador também se posicionou sobre a restauração da Ponte dos Barreiros, um problema que vem afligindo a população de São Vicente. Especialmente quem mora na área continental.

Doria afirmou que o estado vai participar da recuperação da ponte.
Ele disse que o governo de São Paulo, inclusive já está bancando um estudo para verificar as reais condições da estrutura.

O estudo levará mais dois meses para ficar pronto e vai apontar os custos da obra.

Com o custo nas mãos, será possível determinar se a ponte será recuperada com recursos privados, ou com uma parceria entre prefeitura, governo federal e estadual.  
      
Foi uma reunião longa e produtiva, onde pude cobrar e exercer o meu papel de deputada federal.

Uma deputada federal distrital, que tem como foco não só as questões nacionais em Brasília, mas principalmente os problemas e desafios da nossa região.

Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.