Todos os grandes paulistas na Libertadores

Pela primeira vez na história, Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras estarão juntos na edição de 2020

Por: Roberto Monteiro  -  29/12/19  -  22:21
Atualizado em 29/12/19 - 22:42

Amigos, a temporada do futebol paulista terminou em situação muito favorável levando nossos quatro grandes clubes a estarem juntos pela primeira vez na história numa disputa só principal torneio do continente sul-americano. Vem aí a Libertadores 2020 prometendo muita luta e esperança por um paulista campeão novamente.


Terminamos o ano com expectativa enorme pelas mudanças no comando técnico de nossas principais equipes, exceção ao São Paulo FC que ficou satisfeito com o trabalho feito por Fernando Diniz e quer fugir do longo jejum de títulos, assim vai apostar numa conquista já no Campeonato Paulista.


O Santos FC trocou o polêmico e competente Jorge Sampaoli por um treinador experiente e vencedor: o português Jesualdo Ferreira, que vem com histórico de conquistas e fama de professor de futebol no velho continente. Tomara que consiga fazer seu trabalho num clube com muita história e tradição mas que vem tendo sérios problemas financeiros nos últimos anos atrapalhando a formação de uma equipe mais forte e qualificada. E que a falta de visão administrativa de seu atual presidente não afaste do clube mais um treinador qualificado e preparado para conquistas.


O Corinthians traz o trenadir brasileiro mais badalado do ano: Tiago Nunes, com grandes conquistas e esquema de jogo surpreendentes no Athlético Paranaense.


O que causa preocupação a todos é o ritmo das contratações necessárias para mudar totalmente o panorama técnico da equipe, trazendo para esta temporada que termina reforços de baixa qualidade e pouco comprometimento com a histórico do clube. A hora é agora, ou será depois da virada do ano? A mentalidade histórica corintiana de que "a torcida paga" já se perdeu em meio ao emaranhado de dívidas e problemas que cercaram o clube nos últimos anos. A impagável Arena Corinthians espera que as coisas mudem radicalmente, trazendo ao seu torcedor novamente a esperança de um grande futebol e de conquistas.


Já o Palmeiras que termina um ano cheio de frustrações, pois entrou como favorito em tudo que disputou e não chegou a lugar nenhum. Vieram treinadores de renome, jogadores a peso de ouro contratados por critérios amplamente discutíveis que acabaram por determinar a saída de gente grande da direção do futebol. E a mudança no comando técnico nesta virada de ano traz de volta o velho e discutido Vanderlei Luxemburgo que monta uma equipe como poucos, sabe alterar o time no meio de uma disputa de maneira indiscutível, tem história no próprio clube em quatro passagens anteriores e que vem mais uma vez como esperança de novas conquistas. Se terá mais sucesso que Felipão e Mano Menezes só mesmo o tempo vai mostrar, afinal onde tem muito investimento e cobranças excessivas misturadas as exigências de sua impaciente torcida tudo pode acontecer.


Vamos em frente, juntos no próximo ano e sempre em busca de melhores resultados para o nosso futebol.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter