Na rota da inovação - uma expedição israelense

Ele é engenheiro de computação, sócio-fundador da T2S, professor e pesquisador na Fatec Rubens Lara

Por: Ricardo Pupo Larguesa  -  16/05/23  -  06:26
  Foto: Ilustração: Max

Como empreendedor e professor universitário, confesso que estou muito ansioso e empolgado por estar embarcando em breve para uma jornada única. No final deste mês, graças à organização do Grupo Tribuna, farei parte de uma importante missão técnica para Israel, país que ostenta com orgulho o título de nação mais inovadora do mundo. Recebi o convite com muito entusiasmo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Tendo dedicado grande parte da minha carreira à inovação em logística portuária e à formação de inovadores digitais, vejo essa viagem a Israel como uma oportunidade sem precedentes. Espero voltar para o Brasil carregado de experiências inovadoras e replicáveis que possam transformar a cidade de Santos em um importante centro de inovação tecnológica.


Israel é um país pequeno, mas se trata de uma potência quando falamos de inovação. É o lar de milhares de startups, e seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento estão entre os mais altos do mundo. Este país do Oriente Médio é líder mundial em setores de alta tecnologia, como TI, biotecnologia, energia limpa e, é claro, tecnologia portuária.


No cerne do meu entusiasmo, está a oportunidade de interagir com empresas e instituições que estão revolucionando a maneira como o mundo entende e se relaciona com a logística portuária. Vou visitar empresas inovadoras e conhecer tecnologias como a LiDAR (abreviação de light detection and ranging) para veículos autônomos, além de soluções de assistência ao motorista baseadas em visão.


Também estou ansioso para conhecer o trabalho de startups emergentes no setor portuário e marítimo. Teremos um encontro com 13 startups, cada uma delas causando um impacto significativo em áreas como segurança, eficiência operacional, automação e sustentabilidade.


Além disso, visitaremos importantes instalações portuárias, onde espero ver em primeira mão como a tecnologia e a inovação são implementadas em operações de larga escala. Isso será de inestimável importância para a compreensão do potencial dessas tecnologias, não apenas em teoria, mas na prática.


A lista de visitas se completa com a Israel Innovation Authority, a agência governamental responsável por fomentar a inovação em Israel. Será uma oportunidade única para entender melhor o ambiente favorável à inovação que Israel criou e que tem sido fundamental para o seu sucesso, bem como entender qual a dinâmica de integração entre governo, academia e setor produtivo que está dando certo por lá.


Será um privilégio participar dessa missão. A minha expectativa é que essa viagem abra um novo horizonte de possibilidades para a cidade de Santos. Israel, com sua rica cultura de aceitação ao fracasso, fundamental no fomento da inovação, e mentalidade de empreendedorismo, tem muito a nos ensinar sobre como criar um ecossistema que favoreça a inovação e a experimentação.


Espero em breve poder compartilhar por aqui essas novas experiências e contamos com você, leitor, para ajudar a transformar a Baixada Santista num celeiro de inovações e progresso.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter