A Champions League no novo normal: quem a vencerá?

Principal torneio de clubes do mundo será retomado nesta sexta-feira (7) com nova fórmula de disputa

Por: Bruno Rios  -  07/08/20  -  19:53
  Foto: Divulgação

Com a fórmula de disputa alterada devido à pandemia, a Liga dos Campeões da Europa retorna nesta sexta-feira (7) com a expectativa de oferecer ao público uma maratona de 11 jogos em 16 dias, além da certeza de que ao menos um dos finalistas da atual temporada lutará pelo primeiro título. Apontar um só favorito à taça é arriscado, mas há alguns clubes que saem na frente nessa reta final que promete ser um alento em meio a tantas mortes e dores provocadas pela covid-19. 


Tudo começará pelas partidas pendentes das oitavas de final. Acredito que Manchester City, Juventus, Bayern de Munique e Barcelona superem, respectivamente, Real Madrid, Lyon, Chelsea e Napoli. Nesses quatro duelos, quem tem mais condições de aprontar é o Real, que acabou de se sagrar campeão espanhol e só não considero favorito por dois fatores: o azar de ter como rival o City de Pep Guardiola e a desvantagem na eliminatória - antes da pandemia, os ingleses venceram o jogo de ida das oitavas em Madri, por 2 a 1. 


Daí para frente, surgirá uma nova Champions. De quarta-feira da semana que vem até o próximo dia 23, jogos únicos em Lisboa definirão a competição. A extinção dos duelos de ida e volta traz à Champions uma imprevisibilidade que estamos acostumados a ver na Copa do Mundo. Ao contrário de outras edições, não haverá segunda chance e quem jogar uma partida ruim será eliminado, por mais investimentos que tenha feito na montagem de um elenco supercompetitivo. 


Admito que cheguei a temer que esse "novo normal" faça os times não jogarem tudo o que sabem, tornando alguns jogos chatos, mas a qualidade técnica das principais equipes europeias é tão grande que praticamente deixa esse risco para trás. Sorte a nossa, convenhamos, pois ficar cinco meses sem o torneio e ter um retorno abaixo da expectativa não seria nada animador.  


Se o Chelsea não aprontar o que seria uma das maiores zebras da história da competição - precisa ganhar de 4 a 0 para se classificar -, o Bayern de Munique seguirá em frente e poderá se colocar como um dos principais candidatos a conquistar a Champions. Com um time bem treinado por Hansi Flick e contando com o melhor camisa 9 do mundo, Robert Lewandowski, os alemães não devem nada a rival algum e podem garantir o sexto troféu continental.  


Do outro lado da chave, estou ansioso pelo jogo entre Atalanta e Paris Saint-Germain. Tanto pelo que Neymar terá de se desdobrar para suprir a ausência do lesionado Mbappé no ataque do PSG quanto pelo time italiano, que adora empilhar goleadas e está entre os oito melhores da Europa em sua temporada de estreia na Champions. 


RB Leipizg e Atlético de Madrid podem surpreender, mas acredito que nunca as portas da decisão europeia estiveram tão escancaradas ao time francês e seu ambicioso projeto de chegar ao topo do esporte mais popular do planeta. Será que veremos uma final entre Bayern e PSG? Não ouso apontar um favorito, mas creio que esse seja o duelo mais provável no próximo dia 23. Vocês concordam? 


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter