Novo Peugeot 3008 impressiona pelo design arrojado

Nova safra de modelos da marca parece 'ter virado' a chave, com criações totalmente diferentes dos anteriores

Por: Reginaldo Pupo  -  15/11/22  -  06:32
Atualizado em 15/11/22 - 06:48
Design é um dos pontos fortes do novo modelo que acaba de chegar ao País
Design é um dos pontos fortes do novo modelo que acaba de chegar ao País   Foto: Divulgação

Sem nenhum exagero, o novo Peugeot 3008 é um dos carros mais bonitos e com design dos mais modernos em circulação pelas ruas do país. Os engenheiros que projetaram o SUV compacto pareciam estar muito criativos em cima das pranchetas, só pode!


A marca parece ter virado a chave. Sua nova leva de carros, incluindo o 2008, 5008, o 208 e o elétrico e-208 é totalmente diferente dos modelos anteriores, afinal, é necessário acompanhar a evolução. E isso a Peugeot fez com maestria.


Além do design exterior inovador, com linhas marcantes e ao mesmo tempo sutis, essa nova geração veio vitaminada com muita tecnologia embarcada e com alguns elementos que sequer carros de luxo possuem.


O 3008 GT tem um desenho um pouco mais agressivo, mas sem exageros. Tem cara de “carrão”, graças a alguns fatores, como o próprio desenho da carroceria combinado com as rodas aro 19”, passando uma imagem de imponência e robustez.


A imponência, inclusive, começa a se revelar pela parte da frente do veículo, por meio de sua grade de entrada de ar que faz lembrar uma colmeia (frameless). Os faróis são todos em led, inclusive, o diurno vem com um desenho diferente, sai da base dos faróis e invade grande parte do para-choque. Acesos, fazem lembrar os dentes de um leão, que é a identidade da marca. Há quem ache que se assemelha aos dentes de um vampiro.


Polêmicas à parte, na traseira há mais uma demonstração de imponência, provocada pelo desenho arrojado. As lanternas, também em full led, estão posicionadas em um patamar mais elevado da carroceria, em uma faixa escurecida brilhante, enaltecendo o porta-malas com capacidade para 520 litros, que pode ser acionado por um botão dentro do veículo, na chave ou pelo movimento dos pés, abaixo do para-choque.


Tecnologia é de ponta: muitos itens para facilitar a condução do veículo
Tecnologia é de ponta: muitos itens para facilitar a condução do veículo   Foto: Divulgação

O capô esconde um motor 1.6 PHP turbo (somente a gasolina) com injeção direta, com 165cv que geram 24,5 kgfm a apenas 1.400 RPMs. É possível fazer de 0km/h a 100km/h em 8,9 segundos. Nada mal para um carro de 1.320 quilos que, apesar de ter sofrido alterações no layout externo, ainda traz o motor das gerações anteriores. O câmbio automático é de seis velocidades.


Outro diferencial do Peugeot 3008 são suas cores, em tons vibrantes, que chamam a atenção. De acordo com a marca, o modelo é comercializado nas cores Azul Vertigo (GT Pack), Branco Nacré (Griffe), Cinza Artanse (Griffe), Cinza Platinium (Griffe), Preto Perla Nera (Griffe), Vermelho Ultimate (GT Pack).


Conforto

Por dentro, o Peugeot 3008 GT é puro conforto, algo essencial para viagens longas, com um acabamento premium. Os bancos, produzidos com materiais de boa qualidade, dão essa sensação de bem-estar e a forma como foram instalados no habitáculo oferecem um bom espaço para as pernas.


Os dianteiros, inclusive, “massageiam” os ocupantes. Quem viaja atrás tem à disposição saída de ar climatizado, dispositivo para carregamento de celular e um “descansa braço” com porta-copos embutido no meio do banco.


O carro tem um generoso teto solar, que possibilita visualizar o mundo exterior. De camarote! Outro conforto oferecido é o silêncio absoluto dentro do habitáculo durante as viagens, graças aos dispositivos de isolamento acústico.


Tecnologia

Como mencionei acima, o Peugeot 3008 vem carregado de tecnologia, acompanhando as novas tendências do mercado automobilístico. O painel e o cockpit são bem futuristas e um dos mais bonitos que já vi. Porém, faz um curioso “casamento” com botões físicos, que se assemelham àqueles tape decks que a gente tocava fitas cassete nos anos 80. Ainda assim, o conjunto da obra ficou harmonioso.


O cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, ganhou um bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”, acabamento de alta qualidade e leitura aprimorada com contrastes superiores.


A nova central multimídia com tela tátil de 10” e alta definição, é acompanhada por sete elegantes teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto, como rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.


Todas as configurações vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport e Eco.


Segurança

O carro traz piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a três segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus.


Outro item muito importante é o assistente que faz a correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go), no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus.


Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão, também é um item de segurança que acompanha o 3008, além do leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.).


As informações da central multimídia são exibidas graças à compatibilidade com o sistema MirrorScreen que inclui os protocolos de conexão Apple CarPlay e Android Auto.


Para a recarga de aparelhos, na parte dianteira do console central, há a tecnologia de recarga sem fio, por indução, além da entrada USB. Na parte traseira, duas novas portas USB complementam as possibilidades de recarga.


Para o conforto sonoro dos ocupantes, o carro pode ser equipado com o sofisticado sistema Hifi premium de 515 watts da Focal, marca francesa de áudio de alta-fidelidade. As grades dos alto-falantes (tweeters e saída central) ganham um novo acabamento na tonalidade Bronze Belém.


O Peugeot 3008 é comercializado a partir do valor sugerido que varia entre R$ 229,9 mil a R$ 260,6 mil, de acordo com os modelos disponíveis no mercado.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter