O conhecimento não é influenciável

Os tempos mudaram e a sabedoria proveniente da vivência está se tornando um artigo raro

Por: Paulo de Jesus  -  13/01/24  -  05:52
Em busca de sucesso autêntico, é imperativo retornar à fonte da sabedoria real
Em busca de sucesso autêntico, é imperativo retornar à fonte da sabedoria real   Foto: Reprodução

Vivemos num tempo em que a busca por conhecimento mudou drasticamente. Antes, quando eu ainda era criança ou adolescente, os influenciadores não eram digitais, mas sim pessoas reais, enraizadas na experiência de vida e estudos profundos. Quando surgiam dúvidas, recorríamos aos mais experientes, aos pais, tios e avós, que compartilhavam sabedoria adquirida na "faculdade da vida". Os professores na escola exerciam um papel fundamental na formação acadêmica e até mesmo os amigos eram fontes valiosas de aprendizado.


Contudo, os tempos mudaram e a sabedoria proveniente da vivência está se tornando um artigo raro. Hoje, a orientação não é mais buscada nos conselhos daqueles que construíram algo real e valioso para a sociedade. Em vez disso, voltamo-nos para os "influencers", cujas frases inspiradoras, fotos luxuosas e corpos esculturais atraem milhões de seguidores nas redes sociais, muitas vezes com base em conteúdo duvidoso. Tratam de temas difíceis com desenvoltura, vendendo soluções fáceis para problemas complexos, entretanto, o quanto estudaram sobre o assunto, bem como a experiência desses influenciadores são frequentemente desconhecidas e os resultados incertos.


Lamentavelmente, discutir sacrifício, dedicação e disciplina se tornou dificultoso entre as pessoas atualmente. A facilidade vendida pelos discursos que prometem sucesso com apenas um clique contrasta com a realidade árdua do caminho para o êxito. Fazer com que as pessoas enxerguem que o único que terá êxito nessa empreitada é aquele que aponta o caminho tranquilo, até porque, é quem cobra muito bem para tanto. Convocar as pessoas para refletirem a respeito dessa situação tem sido um tema recorrente nos meus trabalhos e noto que as pessoas estão procurando estar mais cautelosas. Apesar disso, a verdade e a justiça nunca seguiram caminhos fáceis, e não seria diferente agora.


Escrevo para aquele que de forma atenta percebeu essa mudança de cenário e busca alcançar seus objetivos. É crucial procurar orientação em profissionais sérios e preparados. Fotos de iates e “barrigas saradas” não são credenciais para que depositemos os nossos sonhos. Formação acadêmica e resultados concretos na atividade que se procura “influenciar” são as chaves para obtenção de uma orientação de qualidade. Não podemos esquecer que a vida não se assemelha às imagens ideais apresentadas nas redes sociais, e os atalhos propostos por influenciadores despreparados, não levam ao sucesso. A vida é desafiadora, e negar essa realidade é não apenas mentiroso, mas também irresponsável.


A transição dos mentores para os influenciadores digitais reflete a transformação de uma sociedade que muitas vezes troca o verdadeiro pelo fácil. Em busca de sucesso autêntico, é imperativo retornar à fonte da sabedoria real, àqueles que possuem experiência de vida, integridade moral e resultados. Devemos deixar de lado essa ideia de “pressa” que tomou por completo o pensamento natural de buscar a celeridade no processo de desenvolvimento e entendermos que o trabalho renderá frutos no tempo adequado, especialmente, se contarmos com orientação de qualidade. A jornada pode ser difícil, mas é nessa trajetória que encontramos o significado e valor da vida.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter