A conferir

Qualquer previsão agora é um risco, não dá para observar isoladamente um jogo

Por: Marcio Calves  -  03/12/23  -  07:06
O Santos também falhou, ao perder para o Fluminense em plena Vila Belmiro por 3 a 0
O Santos também falhou, ao perder para o Fluminense em plena Vila Belmiro por 3 a 0   Foto: Raul Baretta/SFC

Os resultados dos companheiros de agonia até que têm colaborado para manter uma razoável esperança do Santos se manter na Série A em 2024. O Vasco perdeu para o Corinthians, o Bahia foi derrotado pelo São Paulo e o Cruzeiro apenas empatou com o Athletico-PR por 1 a 1, em pleno Mineirão. O mais importante nesse quadro atual é que o Goiás caiu frente ao Grêmio, em Porto Alegre, e está definitivamente rebaixado para a Série B. Com ele já foram também Coritiba e América, de Minas Gerais.


Assim, falta apenas mais um clube para definir os quatro que jogarão a Série B em 2024. Se tivesse vencido o Athletico-PR, o Cruzeiro estaria salvo, mas novamente falhou. Situação semelhante viveu o Santos no meio da semana, quando poderia ter praticamente definido sua permanência no grupo de elite no próximo ano. Contudo, também falhou, perdendo para o Fluminense em plena Vila Belmiro por 3 a 0.


Com isenção, um resultado normal e natural, tanta é a diferença técnica entre os dois times. Ao contrário do que se esperava, o clube carioca atuou com a equipe principal, incluindo Paulo Henrique Ganso, que desfilou e deixou saudades. Há algum tempo, quase voltou para o Santos, mas a pressão descabida e absurda dos torcedores, contrários por uma atitude do passado, e a falta de coragem dos dirigentes impediram sua volta.


O tempo mostrou a realidade: Ganso hoje é o maestro do Fluminense, o símbolo no "Dinizismo", e vai disputar o Mundial de Clubes. Enquanto isso, o Santos vive seu desespero e tenta se salvar após uma temporada medíocre, indigna de sua história.


A rodada desse final de semana começou ontem, com apenas dois jogos e sem ligação direta com o Z-4. Todos os demais jogos acontecem hoje, variando apenas o horário. Na parte de cima, a atração maior é o Palmeiras, que, dependendo de alguns resultados, pode até conquistar mais um título brasileiro.


Na turma da agonia, quatro jogos importantes e ligados diretamente; Athletico-PR x Santos, em Curitiba, Botafogo x Cruzeiro, no Rio de janeiro, América-MG x Bahia, em Minas Gerais, e Grêmio x Vasco em Porto Alegre.


Os resultados desses confrontos podem definir o último rebaixado ou estender a tensão para a última rodada. Ao empatar com o Cruzeiro no Mineirão, na quinta-feira, o Athletico-PR ficou definitivamente fora da Libertadores 2024. Em síntese, não tem mais nenhum objetivo na competição, quadro que pode facilitar a dura tarefa do Santos.


Se vencer, o Santos vai a 46 pontos e, dependendo dos resultados de seus parceiros de zona da confusão, poderá respirar aliviado e pensar na próxima temporada. Pelas circunstâncias, tem chances de vencer, com a devida superação em razão de suas limitações.


Se perder, a decisão final ficará para a última rodada, contra o Fortaleza, na Vila Belmiro. O time cearense tem 48 pontos e, além de não correr risco de rebaixamento, também não briga mais por vaga na Libertadores. É, porém, um time perigoso, equilibrado tecnicamente e comandado por um técnico competente. Aliás, um dos treinadores mais longevos do futebol brasileiro, num trabalho de longo prazo.


Dos quatro ameaçados, o Bahia é o que teoricamente enfrenta o adversário mais fraco, o América-MG, já rebaixado. O Vasco tem uma dura tarefa, contra o Grêmio, em Porto Alegre. O time gaúcho, além de ainda sonhar com o título brasileiro, tem como objetivo maior se consolidar no G-4, para garantir a participação direta na competição continental.


Esse jogo na arena gremista terá um ingrediente especial, será a despedida de Luizito Suárez, um dos grandes destaques do Brasileirão. O uruguaio acrescentou muito ao time e ao Brasil, confirmando sua condição diferenciada no futebol mundial. Esse componente emocional poderá ser um fator decisivo contra o Vasco.


No Santos, a volta de Tomás Rincón é um ponto positivo, aumentará a capacidade de marcação e garantirá ao time uma liderança importante. O técnico Marcelo Fernandes também indicou a possibilidade de colocar Julio Furch desde o início, no lugar de Marcos Leonardo, que caiu de produção por desgaste físico. A experiência de ambos também pode ser decisiva.


Qualquer previsão agora é um risco, não dá para observar isoladamente um jogo. A visão e a torcida têm que ser geral, aguardando o término de toda a rodada para sorrir, chorar ou manter a tensão que já se tornou rotina na Vila Belmiro.


O Uol fez ontem uma longa entrevista com uma astróloga, uma sensitiva, uma taróloga e uma mãe de Santo sobre o clube que completará o grupo do rebaixamento. A astróloga Giovanne Sabrine foi clara: cai o Vasco. A sensitiva Michele Souza garantiu que cai o Bahia. A taróloga Mariana Fonseca, por sua vez, assegurou que cai o Vasco.


Por fim, a mãe de santo Michele da Cigana disse que cai o Vasco, mas alertou que o Santos “corre perigo”.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter