Tecnologia e inovação na área da moda

Tecnologia e a inovação vem se fortalecendo cada vez mais no mercado de vestuários

Por: Leonardo Barbosa Delfino  -  22/07/21  -  18:56
 E certamente é possível verificar que a moda torna-se grande tradutora do porvir e protagonista nesta transformação de paradigmas, por ser inspirada nos sentimentos latentes da vida humana
E certamente é possível verificar que a moda torna-se grande tradutora do porvir e protagonista nesta transformação de paradigmas, por ser inspirada nos sentimentos latentes da vida humana   Foto: Divulgação/Totvs

“A moda é a linguagem instantânea”. É com essa frase, amplamente celebrada no meio da moda, que a empresária Victoria Pardini nos contou um pouco neste artigo sobre a revolução do mercado da moda. Segundo ela, a frase citada nos faz pensar que o estilo e a expressão encontram-se na ponta da inovação e é justamente essa a palavra de ordem nos dias de hoje. E certamente é possível verificar que a moda torna-se grande tradutora do porvir e protagonista nesta transformação de paradigmas, por ser inspirada nos sentimentos latentes da vida humana.


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“É certo que o conjunto de atividades e práticas que compõe o ramo da moda, durante o período pandêmico e o isolamento social, fora vitimado por uma severa redução de compras e por problemas relacionais que se instalaram e se agravaram entre as diversas cadeias produtivas do setor têxtil, gerando impasses logísticos e jurídicos que tornaram bastante grave a funcionalidade do setor, necessitante revisões profundas nos processos produtivos e nos modelos de negócio.” destaca a empresária.


É preciso assinalar que ainda em 2020 foram constatadas reduções de produção de vestuário no Brasil que chegaram a quase 90% em alguns meses deste ano, trazendo prejuízos sistêmicos e a necessidade de transformações estruturais nas práticas do setor que acabou vinculado a inovação para mediar um estado de crise tão grave, colocando a indústria da moda em um processo de revisão de práticas e de abertura a todo instrumental tecnológico disponível. Segundo a empresária do mercado da moda, Victoria Pardini, a tecologia e a inovação vem se fortalecendo cada vez mais no mercado de vestuários e destaca algumas novidades importantes, são elas:


O Crescimento do Modelo Virtual de Negócio


Sabe-se que ate a ocorrência da pandemia, existia uma vasta parcela do mercado consumidor que acabava por consumir especificamente os itens de vestuário da loja física, esta parcela mostrava resistências a fazer uso do espaço virtual e de consumir este tipo de produto nas lojas. Certamente a integração desta parcela ao publico digital, gerou desafios e vantagens para este modelo de negócio que ganhou muita força. A necessidade de uma presença eficiente no meio digital, bem como de um ambiente virtual funcional e agradável para o usuário torna se um item vital para captar, manter e induzir ao consumo este novo imenso publico do modelo digital.


O Aperfeiçoamento e Difusão das Ferramentas de Monitoramento


Esse avanço também traz uma gigantescas oportunidade de monitoramento de uma fatia muito maior do publico consumidor através das ferramentas de analise, que passam a ganhar profunda relevância, uma vez que as máximas de redução de custos e de direcionamento eficiente da marca depende da extratificação das expectativas dos consumidores, que serão como uma viga mestra para ordenar os processos produtivos ate a parte criativa, de forma a garantir produtos mais persuasivos, e clientes mais satisfeitos.


Showrooms e Provadores Virtuais


O instrumento emerge como um meio alternativo aos tradicionais showrooms, garantindo que de casa por meio de experiências imersivas de forma a reproduzir virtualmente a peca em seus mais absolutos detalhes, demonstrando suas qualidades e aspectos estéticos no corpo. Reproduzir digitalmente o ambiente e as peças revitalizando a experiencia com estes aspectos que recordam a presença do produto, intensificando a sensação de proximidade por meio da tecnologia. Este instrumento certamente contempla uma queixa muito comum do público consumidor que era a de não possuir as experiências de contato com os ínfimos detalhes da peca no ambiente digital.


Impressão 3D


O uso da impressão 3D no ramo da moda ainda não é uma realidade tão comum, todavia diversos grupos e empreendedores vislumbram no uso desta ferramenta um reforço de gigantesca relevância para o futuro da indústria, e preciso identificar que a impressão 3D encontra-se no meio de duas grandes tendências que comandarão o mundo da moda daqui em diante a necessidade de personalização, uma vez que seu funcionamento permite simplificar processos e garantir maior grau de personalização, expandindo a participação do publico na construção do próprio vestuário, tendo a marca como um intermediário a fornecer diversas ferramentas, mas não a construção final. Bem como a simplificação de processos de forma a evitar uma cadeia tão vasta e custosa, reduzindo também o desperdício. A impressão 3D aparece como um instrumento de redução de custos e democratização da marca, fatores que são preocupações já presentes da indústria e que certamente tornarão a inovação uma realidade rapidamente no dia a dia da indústria.


O Uso de Realidade Aumentada como Ferramenta de Enriquecimento da Experiência do Consumidor


Muitas marcas na toada de enriquecer a experiência virtual do cliente buscam respaldo no emprego da realidade aumentada, ferramenta esta destinada a tornar mais visível e palpável a interação entre o cliente e a peça. Os estudos revelam cada vez mais otimismo na participação desta ferramenta como instrumento de melhoria da relação entre o cliente e o ambiente digital, devendo ser trazida a tona em diversas áreas do e-commerce, entre eles especificamente a moda, que tem grande ligação com o aspecto visual. A realidade aumentada já fora objeto de implementação parcial por marcas como a Gucci e a Zara, que identificam na inovação uma forma de enriquecer a experiência do cliente usuário do serviço, tornando cada vez mais natural e intuitivo seu emprego no ramo.


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