Complicou? O desafio é ser simples

Algumas atitudes tornam mais simples e fácil a vida profissional

Por: Hudson Carvalho  -  12/08/22  -  07:08
  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Viver de forma simples é um desafio de nosso tempo! No mundo do trabalho, o desafio é dobrado. Vivemos cercados de produtos e serviços que consomem nosso tempo, espaço e recursos. Quero dividir com você, caro leitor, algumas atitudes que me parecem tornar mais simples e fácil a vida profissional.


Saiba quem é você e por que está fazendo cada coisa
Vou partir do ponto que você é profissionalmente satisfeito e trabalha alinhado com sua vocação. Ainda assim vale a pena fazer um “SWOT de você mesmo”. Lembra dele? Pontos fortes e fracos (de você próprio), ameaças e oportunidades (do local onde você trabalha). Você pode até estar menor que a cadeira nesse momento, mas deve ter um plano para preenchê-la se quiser continuar sentado nela. Ou ser maior, se estiver de olho em outra “cadeira” mais importante. Se precisar de ajuda para isso, ouça Jorgen Vig Knudstorp, ex-CEO do Grupo Lego: “Não devemos ser culpados por falhas, mas por falhar em pedir ajuda e ajudar.”


Planeje-se
Em nossa cultura pode parecer banal, mas não é. Aqui vale a lição aprendida em Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: separar o urgente do importante. Se você colocar sua energia nos urgentes, vai ficar preso a eles para sempre. Os importantes, por outro lado, quando (bem) resolvidos, nunca se tornam urgentes (sempre mais demorados e caros de resolver). Planejar envolve atitudes pouco complexas, mas que exigem disciplina.


Use a tecnologia
Na verdade, abuse. Tecnologia e todo o mundo digital são vistos como vilões comedores de postos de trabalho. Não é assim. Pelo contrário, você pode ganhar muito tempo se automatizar tarefas que seu smartphone pode fazer por você, a começar pelo controle de agenda, atividades bancárias etc. Você pode ter nascido analógico, mas vive num mundo digital, logo, aprenda a conviver com a tecnologia e usá-la em seu favor.


Delegue
Todos temos limitações, então, delegue. Divida com outros as atividades nas quais eles possuem melhores condições de realização. Não há demérito nenhum nisso. Ao contrário, demonstra que você não apenas conhece suas próprias competências, mas também as de seus subordinados ou colegas de trabalho.


Desapegue
Livre-se do que você não usa. Não estou falando apenas de objetos, roupas, sapatos, ou de coisas materiais. Deixe de lado também tudo aquilo que você aprendeu e que não faz mais sentido. O mundo – e tudo dentro dele – mudou mais nos últimos dez anos do que em toda a história, anterior a esse período. É bem provável que você tenha em seu repertório conceitos que foram criados para serem soluções, mas que hoje são, elas mesmas, o problema. Coragem. É mais difícil desaprender do que aprender. No mais, como diz com razão a minha mulher, Silvia, quando você desapega, faz a energia positiva girar. E isso é muito importante. Viva de forma simples, tire das costas os pesos desnecessários. Viva com mais tempo, mais espaço, mais recursos, para as coisas que realmente são importantes.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
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