Já que é 1° de abril vamos falar sobre mentiras

As mentiras que nos contamos

Por: Martha Vergine  -  01/04/20  -  12:10
Pare e reflita, quantas vezes você já mentiu para você mesmo?
Pare e reflita, quantas vezes você já mentiu para você mesmo?   Foto: Divulgação

Já chegamos ao dia 1º de abril de 2020, este dia que é conhecido por muitos como o Dia da Mentira.


Estranho pensar que entre tantos dias como Dia da Mulher, Dia do Índio, Dia da Árvore, enfim, dentre tantas datas marcadas por algum fato temos um dia da mentira.


Por curiosidade fui pesquisar e encontrei a origem. Resumidamente essa “brincadeira” surgiu na França, no século XVI, quando o Ano Novo era celebrado de 25 de março a 1º de abril, porém o Papa Gregório instituiu um novo calendário (o calendário gregoriano) e o Ano Novo passou a ser no dia 1º de janeiro. Aqueles que resistiam a alteração e continuavam comemorando o Ano Novo no período antigo passaram a ser chamados de tolos, de “bobos de abril”, com o passar do tempo passou a ser o dia da mentira.


Essa explicação coloquei apenas para matar a curiosidade caso alguém, assim como eu, tenha se questionado.


O assunto que quero tratar com você hoje é sobre as mentiras que nos contamos. Isso mesmo! Pare e reflita, quantas vezes você já mentiu para você mesmo?


Muitas vezes nos sabotamos e mentimos para nós em relação a nossa real capacidade de realizar algo em nossas vidas.


É muito comum pensamentos como “eu não nasci para isso”, “não tenho esse talento”, “não sou inteligente o suficiente”, “isso não é pra mim” e tantos outros pensamentos sabotadores que fazem com que a gente se distancie de alguns sonhos.


Entenda que somos capazes de praticamente tudo o que quisermos, obviamente que respeitando as nossas limitações físicas, se hoje eu quiser virar aquelas contorcionistas que ficavam “dobradinhas” dentro de uma caixa pequena nos espetáculos de circo, sinceramente, não vai dar 😅.


Se pensarmos na capacidade do nosso cérebro, aí sim as nossas chances aumentam.


Nada te impede de ser um médico, um delegado, um cientista, ou qualquer outra profissão que você sonhar. Da mesma forma nada te impede de passar no vestibular da universidade mais concorrida do mundo ou na prova mais disputada para ocupar aquela vaga única.


Tenha muita atenção, pois o fato de nada te impedir não significa que você não vai precisar se esforçar e pagar o preço necessário para alcançar tal objetivo.


Não permita que seu cérebro te engane fazendo com que você acredite que não tem capacidade para realizar um sonho. Desde que seja algo que você realmente quer, arregace as mangas e se coloque em ação, tenha um plano, busque aliados e siga até realizar.


Lembre-se que, como diz a música, “mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira”, isso gera frustração, pois no fundo você sabe que é capaz sim.


Se precisar, conte comigo na sua jornada!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine
Facebook - Martha Vergine
Youtube - Martha Vergine


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter