A derrocada de tricolores no Brasileirão

São Paulo e Grêmio já disputaram várias rodadas e não conseguiram vencer até agora

Por: Eduardo Silva  -  06/07/21  -  11:34
Atualizado em 06/07/21 - 11:36
 Equipe paulista soma apenas 4 pontos no início do campeonato
Equipe paulista soma apenas 4 pontos no início do campeonato   Foto: Divulgação/São Paulo

Meus amigos, é até difícil de acreditar que dois times tão importantes como São Paulo e Grêmio começaram tão mal o Campeonato Brasileiro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os dois tricolores já disputaram várias rodadas e não conseguiram vencer até agora. O caso do São Paulo é pior ainda porque disputou nove jogos, empatou cinco e perdeu quatro. São apenas cinco gols marcados e 11 sofridos. O Grêmio tem dois jogos a menos. É o lanterna com dois empates e cinco derrotas e um aproveitamento de apenas 9,5 por cento. Uma vergonha. Tanto que o Tiago Nunes já foi dispensado.


No São Paulo, como a equipe foi campeã paulista, não se fala em dispensa do treinador, mas Hernan Crespo (que não esteve no banco nas últimas rodadas, porque estava com Covid) não vive mais a lua de mel com a torcida como aconteceu no Paulistão. Não acredito que os dois corram risco de rebaixamento, porque existem equipes mais fracas, só que o início é assustador.


Os outros paulistas vivem situação diferente. O Bragantino, aos poucos, vai ser firmando como uma nova força do futebol brasileiro. Com a vitória, de virada, contra o São Paulo, o Braga assumiu a liderança o Brasileirão com 21 pontos ganhos. Além dos destaques individuais, onde desponta o meia Claudinho, o trabalho do técnico Maurício Barbieri deve ser reconhecido. Ele montou um time forte e organizado e merece todos os elogios. O Palmeiras, de Abel Ferreira, também vive um ótimo momento, e já é o terceiro colocado com 19 pontos, dois a menos que o líder da competição. Já Santos e Corinthians estão em posições inferiores na tabela, a ainda não mostraram um grande futebol.


Fernando Diniz e Sylvinho estão apenas começando o trabalho e eu acho que os dois foram boas escolhas para esse momento dos clubes. Diniz tem mais bagagem como treinador. Ainda não conquistou um título, mas acho que ele está construindo uma bela carreira profissional. Como o Santos não tem muitas estrelas, acredito que o treinador vai tirar o máximo possível do grupo santista. Sylvinho tem pouca experiência como técnico mas trabalhou com grandes profissionais e creio que, aos poucos, vai mostrar o conhecimento acumulado.


Claro, que quando elogio esses profissionais, me refiro as qualidades deles, mas não vejo recursos nas duas equipes para brigar por um título, num campeonato tão equilibrado como o nosso Brasileirão. Enfim, os times paulistas estão divididos entre os que estão na frente, como Bragantino e Palmeiras. Os intermediários Santos e Corinthians e o ameaçado São Paulo. Vamos ver quem vai mostrar mais força, a partir de agora, porque o campeonato é difícil e qualquer descuido pode ser fatal.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter