EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

4 de Julho de 2020

Editorial A Tribuna

A Tribuna é o maior e mais antigo jornal impresso a circular na Baixada Santista. São 126 anos contando e publicando histórias

A Tribuna, 126 anos com a região

Ao longo de quase 44.000 edições, o jornal atravessou a história brasileira desde então

A Tribuna completa, nesta quinta-feira (26),126 anos de existência. Ao longo de quase 44.000 edições, o jornal atravessou a história brasileira desde então. Nascido logo após a Proclamação da República, acompanhou, a partir daí, todos os fatos e acontecimentos do País e do mundo, com o papel de noticiar, informar e esclarecer a população. Foi criticada, combatida e teve suas instalações atacadas e destruídas na Revolução de 1930. Nunca, porém, abdicou de seus princípios e valores, e mantém-se firme na defesa da democracia, da liberdade e do direito de opinião e expressão.

No difícil momento que vivemos, um dos mais complexos e delicados já atravessados, A Tribuna reafirma o compromisso com seus leitores. Com todas as dificuldades, continua seu trabalho diário de buscar a notícia, garantindo o acesso de todos à informação verdadeira, tão importante em tempos de fake news. Mas seu trabalho vai além de noticiar, com seriedade e responsabilidade: cabe assegurar o espaço pluralista e democrático de livre manifestação de opiniões em suas páginas, sempre abertas a articulistas, colaboradores e leitores. 

A Tribuna faz questão de posicionar-se em relação às questões nacionais e internacionais. Em seus editoriais, não hesita em criticar e aplaudir, de acordo com as ações e circunstâncias. Não afronta e respeita opiniões contrárias, mas trilha o caminho sério e responsável que se exige de um jornal respeitado, cuja trajetória reflete o trabalho daqueles que, ao longo destes 126 anos, contribuíram para publicar suas edições de cada dia.

Somos um jornal regional, inserido na Região Metropolitana da Baixada Santista, com a missão de informar a população que nela vive. Sem descuidar do noticiário nacional e internacional, e de todas as questões sociais, políticas, econômicas e culturais, temos consciência da prioridade que deve ser dada aos assuntos locais e regionais, e assim destinamos a eles boa parte da cobertura diária. 

As profundas transformações que vêm acontecendo nos hábitos de leitura impõem a A Tribuna o desafio de inovar, inovar e inovar todos os dias, buscando e entregando a notícia no momento e formato que o leitor assim desejar. Para isso, o Grupo Tribuna se organiza e reorganiza cotidianamente, com a articulação com todos os veículos do Grupo: televisão, rádio e internet. Assim, o leitor recebe mais informação em diferentes plataformas, todas integradas entre si.

Os sonhos de Olimpio Lima, fundador do jornal em 1894, e de M. Nascimento Jr., que assumiu sua direção em 1909, continuaram vivos ao longo da história. A Tribuna chega aos 126 anos revigorada, confiante, entusiasmada e disposta a continuar seu trabalho, mantendo os ideais que nortearam sua trajetória. Assim foi e assim será, com a certeza de que o jornal continuará informando e interpretando as notícias e os fatos, com isenção, coragem e determinação. 

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.