O INSS não funciona porque não quer!

Depois de seis meses de paralisação pandêmica, o INSS não funciona, nem para atendimento presencial, nem para perícia médica, nem nas redes sociais

Por: Sergio Pardal Freudenthal  -  21/09/20  -  09:00
A pandemia afetou não só o bolso dos segurados do INSS como até mesmo o funcionamento das agências
A pandemia afetou não só o bolso dos segurados do INSS como até mesmo o funcionamento das agências   Foto: Matheus Tagé

Os humanistas desejam um Estado de Bem-Estar Social, os neoliberais apostam no Estado Mínimo, mas os fascistas buscam o desmonte total do Estado, para que possam implantar o seu Estado Autoritário.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


O INSS é prova clara sobre o desmonte autoritário. Os “arrastões pericial e analítico”, cassando aposentadorias por invalidez e benefícios assistenciais, bem representaram as vontades políticas após o golpe de 2016. E seguem na mesma linha, acumulando dois milhões de processos administrativos e contando “vantagens” por negar mais da metade dos benefícios requeridos, ameaçando cassar os benefícios dos mais miseráveis e congelar o valor de aposentadorias e pensões.


Com a pandemia interrompendo o trabalho físico, presencial, o site Meu INSS demonstrou o grave retrocesso a que o atual desgoverno conduz o serviço público. Não funcionou mesmo! E, depois de seis meses com total paralização, o instituto previdenciário passou a maior vergonha essa última semana. Infelizmente a alta direção nem tem vergonha. Durante os “arrastões” que cassaram os benefícios de incapazes, os peritos médicos eram “aliados”; pois agora sofrem acusações porque se recusam a trabalhar em condições ruins, sem cumprimento dos protocolos necessários em razão da pandemia.


A solução para as perícias durante a pandemia seria a concessão do auxílio-doença, até um limite de tempo, por exemplo 120 dias, mediante a apresentação de laudo médico com todos os dados para a responsabilização, sem depender da perícia oficial. Qualquer fraude merece cadeia.


E o site Meu INSS deveria, minimamente, funcionar bem para a concessão de todos os benefícios. Como o colunista disse incontáveis vezes, com todas as violências que sofreu o Direito Social, os nossos grandes heróis no combate à pandemia são o SUS e o INSS, representativos da Seguridade Social – Previdência, Saúde e Assistência Social – conquistada na Constituição Cidadã, em 1988. Poderiam estar bem melhores, com a devida valorização das instituições e dos servidores; porém, dos atuais governantes, não dá para esperar coisa nenhuma.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter