Hamburgada do Bem está de volta à Baixada Santista

A iniciativa, que começou de um sonho sonhado junto, virou realidade e a proporção que ganhou é bem representada pelos números: 90 mil crianças atendidas e 50 mil voluntários em cinco anos

Por: Caio França  -  29/01/20  -  08:39
Hamburgada do Bem não se limitou a oferecer apenas a alimentação
Hamburgada do Bem não se limitou a oferecer apenas a alimentação   Foto: Divulgação/Flávia Amorim

No próximo domingo, 2 de fevereiro, das 8h30 às 17h30, o projeto Hamburgada do Bem, que já realizou mais de 100 edições por todo o Brasil, incluindo passagens pela Argentina, Paraguai, Uruguai, África e Panamá, estará de volta à Baixada Santista, dessa vez de um jeito diferente e inovador. Pela primeira vez o evento será realizado na areia da praia, no Itararé, próximo ao teleférico, em São Vicente, e deve contemplar mais de 1.500 crianças.


A Hamburgada é um projeto social idealizado por dois irmãos e um amigo: Tacio e Erick Watanabe e Thiago Salles, que sentiram a necessidade de promover algum tipo de mudança no mundo, mostrando que cada um de nós pode fazer algo pelo seu semelhante por meio de suas habilidades, hobby ou aptidões. A iniciativa, que começou de um sonho sonhado junto, virou realidade e a proporção que ganhou é bem representada pelos números: 90 mil crianças atendidas e 50 mil voluntários em cinco anos.


É importante destacar o papel das empresas que apoiam o evento, mas é fundamental esclarecer que os grandes patrocinadores são os voluntários que contribuem financeiramente para participar de cada edição. O valor arrecadado auxilia na montagem da estrutura do evento, na alimentação do voluntário durante o dia do trabalho e também no almoço das crianças.


Eu conheci o projeto em Guarulhos e, desde então, me encantei com o trabalho realizado. A identificação com esta ação fez com que eu me tornasse voluntário. É impossível não se envolver. Diante disso, insisti muito para que viessem à Baixada Santista e eles concordaram. Estive presente em diversas edições ao longo dos últimos três anos, algumas delas aqui em São Vicente e em Santos. A nossa região abraçou o projeto, tanto que as inscrições para o voluntariado se encerram rapidamente após a abertura.


Também já estive em Guarulhos e na Arena Itaquera, no último dia 15 de dezembro, em São Paulo, durante a realização do especial de Natal, que reuniu 10 mil crianças, 8 mil voluntários e 300 dentistas para atendimento odontológico. Foram mais de 250 tipos de brincadeiras educativas e divertidas, numa festa que entrou para a história da Hamburgada.


Mais do que ofertar um saboroso sanduíche, feito, aliás, com muito carinho pela equipe de voluntariado da cozinha, a Hamburgada do Bem não se limitou a oferecer apenas a alimentação. O projeto vai muito além, é doação de tempo, de amor, troca de energia e vibração. Há uma divisão de tarefas e todos os voluntários participam ativamente nos setores de Apoio, na Cozinha ou Recreação.


É uma experiência revigorante, que alimenta a alma e nos faz entender muito da missão que Deus reservou a cada um de nós nesta jornada chamada “vida”. Na maioria das vezes, as crianças com quem dividimos o nosso dia não têm tantas oportunidades, por motivos diversos, e emprestar o nosso tempo e a nossa escuta pode fazer toda a diferença. Muitos acham que a Hamburgada é um dia inesquecível somente para as crianças. Estão completamente equivocados, posso garantir que é muito mais inesquecível para os voluntários que se envolvem com o projeto.


Para a edição deste domingo, as inscrições para o cadastro dos voluntários estão esgotadas, o que me deixa extremamente satisfeito, pois demonstra a grande quantidade de pessoas querendo fazer o bem. Aproveito para agradecer o apoio da Litoral Fest Eventos e da Prefeitura de São Vicente na realização desta edição. Mais uma vez a cidade de São Vicente e toda a Baixada Santista dão exemplo de acolhimento, caridade e solidariedade. Será mais uma grande festa!


Mas não desista! Fique atento às próximas edições. Basta acompanhar o calendário com as programações pelo site do evento e se inscrever. Torne-se voluntário deste importante projeto social e experimente fazer a diferença você também! Viva a Hamburgada do Bem!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter