Novo coronavírus pode ter aguardado 70 anos antes de iniciar pandemia mortal

Cientistas de vários países resolveram remontar a árvore genealógica do vírus e fizeram uma descoberta impressionante

Por: Alexandre Lopes  -  31/07/20  -  17:25

Uma grande pesquisa publicada pela revista 'Nature Microbiology', envolvendo pesquisadores de diferentes partes do mundo, aponta que o novo coronavírus pode ter surgido, nos morcegos, há mais de 70 anos. O vírus teria sofrido, desde então, várias mutações até, finalmente, infectar os seres-humanos e provocar a atual pandemia. No vídeo acima a gente conta em detalhes essa impressionante descoberta.


Clique aqui e receba outros vídeos curiosos gratuitamente!


O estudo aponta, literalmente, que o Sars Cov-2 não tem absolutamente nada de novo. Outro dado bastante interessante é que os especialistas acreditam que a infecção provavelmente não teve um hospedeiro intermediário. Isso significa que os morcegos foram os responsáveis por espalhar a doença para as pessoas por alguma razão ainda não esclarecida. Cientistas dos Estados Unidos, Bélgica, Reino Unido e China conseguiram recriar a 'ávore genealógica' do vírus.


De acordo com o estudo, foram usadas três técnicas diferentes e bastante modernas para identificar partes do genoma do vírus que permaneceram estáveis e que não passaram por trocas genéticas. A conclusão foi de que o 'novo' coronavírus é bastante parecido com um outro vírus catalogado como RaTG13. Pelas técnicas utilizadas, o vírus teria surgido em 1948, 1969 ou 1982.


Novo coronavírus pode ter surgido, nos morcegos, há mais de 70 anos
Novo coronavírus pode ter surgido, nos morcegos, há mais de 70 anos   Foto: Michel Gunther/Biosphoto via AFP

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter