Tremores e rachaduras: Conjunto habitacional de Santos preocupa moradores: 'Já pensou se isso cai?'

Empreendimento no São Manoel foi inaugurado há dois anos. Moradores relatam medo e inúmeros problemas

Por: Carolina Faccioli  -  30/11/20  -  15:30
Moradores do conjunto Santos O contam que as colunas dos prédios apresentam rachaduras
Moradores do conjunto Santos O contam que as colunas dos prédios apresentam rachaduras   Foto: Carla Rodrigues

"O prédio tem balançado com frequência e além do limite. Tem aparecido rachaduras nas colunas que seguram o prédio, calçadas rachando, pisos cedendo. Estamos vivendo com medo". O relato de Sabrina da Silva Cordeiro resume bem o que os moradores do Conjunto Habitacional Santos O, localizado no bairro Jardim São Manoel, em Santos, tem enfrentado com o empreendimento.


Inaugurado há cerca de dois anos, os moradores temem que os problemas estruturais presentes no local causem uma futura tragédia. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Sabrina Cordeiro. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos


Uma das maiores preocupações de quem vive no local são as rachaduras, presentes dentro dos apartamentos e nas colunas na parte térrea do prédio. Além disso, acreditam que os balanços tem relação com as rachaduras, mas ainda não conseguiram uma confirmação, já que aguardam maiores esclarecimentos dos responsáveis. Sabrina conta que o prédio balança com frequência, em diversas horas do dia, tirando até o sono dela e dos vizinhos. 


Conjunto Santos O foi entregue há cerca de dois anos
Conjunto Santos O foi entregue há cerca de dois anos   Foto: Sabrina Cordeiro

Carla da Silva Rodrigues relata que o conjunto apresenta problemas desde a inauguração. Segundo a moradora, o quarto em que as filhas (de 9 e 12 anos) dormem está com o piso estufado e que não entende como o empreendimento ficou nessas condições em tão pouco tempo. Ainda segundo a auxiliar de serviços gerais, não foi possível contatar a Defesa Civil, mas acredita que uma equipe deveria realizar uma vistoria para tranquilizar os munícipes. 


Kátia Barbosa também se preocupa com a situação e se indigna de ter deixado a antiga casa para trás para viver nessas condições. Segundo a moradora, a situação econômica da família impede que eles procurem um novo lugar para morar ou comprar materiais para reformar o apartamento, pois está desempregada "Já pensou se isso cai? Não tenho pra onde ir", lamenta. 



Vistorias 


A Cohab-Santista informa que a responsabilidade pela edificação do Conjunto Habitacional Santos "O" , no bairro São Manoel, em Santos, é da CDHU, que também responde pela fiscalização no "pós - obra". A companhia também informa que contatou a CDHU sobre a demanda, referente ao conjunto, apresentada pela reportagem, e está aguardando posição daquela companhia.


Já a CDHU informa que técnicos da companhia estiveram na terça-feira (24), no Conjunto Habitacional Santos O e não constataram  as anomalias apontadas no empreendimento. A Companhia coloca-se à disposição dos representantes do condomínio para as orientações técnicas que se fizerem necessárias.


Logo A Tribuna
Newsletter