Moradores de Guarujá com esquizofrenia sofrem com falta de remédio de alto custo

Sugestão de matéria foi feita pela internauta Valdirene Menezes de Abreu. Medicamento está em falta há duas semanas

Por: Por A Tribuna.com.br  -  31/08/20  -  18:32
Farmácia localizada no bairro Vila Júlia, em Guarujá
Farmácia localizada no bairro Vila Júlia, em Guarujá   Foto: Reprodução/Google

Moradores de Guarujá têm enfrentado a falta do medicamento olanzapina no município. O remédio serve para o tratamento de pessoas com esquizofrenia e é retirado em farmácias populares da cidade. Segundo Valdirene de Abreu, o remédio é caro e ela não recebeu nenhuma previsão de quando voltará ao estoque da farmácia.


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Valdirene Menezes de Abreu. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Valdirene pega o medicamento para o filho, que está sem tomar há mais de uma semana e, por estar desempregada, não tem condições de comprar o remédio enquanto espera a reposição. Nilton dos Santos Feitosa também pega a medicação para o filho, mas costuma buscar em uma farmácia de Vicente de Carvalho. Apesar de ter conseguido comprar o remédio, ele conta que só conseguiu o suficiente para 15 dias, mas que mesmo assim, não é o mesmo remédio que o filho está acostumado.


O que dizem os responsáveis?


A reportagem de A Tribuna.com.br entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que disse que o medicamento olanzapina (10 mg) é adquirido pelo Ministério da Saúde, responsável pelo planejamento, compra e distribuição aos Estados. O envio do remédio tem sido irregular pelo governo federal, impactando na distribuição e assistência aos pacientes das Farmácias de Medicamentos Especializados. A Secretaria permanece em contato com o Ministério com intuito de agilizar o recebimento do medicamento e dar continuidade à assistência aos pacientes.


Logo A Tribuna
Newsletter