Moradora relata transtornos e aglomeração para marcar consulta em Guarujá

Munícipes se dirigiram ao Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE) para marcar uma consulta com o cardiologista e se depararam com uma longa fila

Por: Por ATribuna.com.br  -  16/10/20  -  18:24

Para que os moradores de Guarujá pudessem marcar a primeira consulta ou um retorno com o cardiologista foi preciso comparecer até o Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), no bairro Vila Júlia, nesta quinta-feira (15). Porém, o que indignou a moradora Lilian Pinheiro foi a grande fila, aglomeração de pessoas e a demora para agendar.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Lilian Pinheiro. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


A munícipe conta que ficou mais de duas horas na fila até chegar ao atendimento para marcar um retorno para o pai. Porém, a agenda já estava cheia e teve que voltar para casa. “Os funcionários da unidade pediram para aguardar a Secretaria da Saúde entrar em contato. O pior de tudo isso é que entra e sai prefeito, mudam-se secretários e tudo continua na mesma”, diz.


Ainda segundo Lilian, a quantidade de pessoas era tão grande que até o álcool em gel do local havia acabado. “Devia ter mais de 300 pessoas naquela fila, dentre idosos, mulheres com crianças de colo, muitas pessoas debilitadas. É um absurdo”, reclama a moradora.


Resposta


A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que a fila que se formou nesta manhã no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE) – Rua Marivaldo Fernandes, 275, na Vila Júlia – se tratava de pacientes que tinham seu retorno agendado no dia de hoje com médico cardiologista.


Devido à pandemia e com o objetivo de evitar aglomerações dentro da Unidade, a fila é formada do lado de fora. Durante o dia, a equipe do Ambulatório esteve monitorando o distanciamento social, além do uso de máscara, e inclusive, disponibilizando o uso do álcool gel a esses pacientes. Todos os protocolos de segurança sanitário de combate a Covid-19 estão sendo seguidos na rede municipal de saúde.


O que ocorre é que o grande movimento no dia de hoje foi motivado pela ausência de um médico, que precisou se afastar da Unidade, o que provocou aumento do tempo de atendimento. A Sesau trabalha no sentido de evitar que situações como a de hoje se repitam, sendo que outros três agendamentos na especialidade já estão programados pela Secretaria sendo o próximo para o final deste mês.


Importante lembrar que as consultas de especialidades no Ambulatório estavam suspensas desde o início da pandemia e foram retomadas ao final de junho, com 70% da sua capacidade geral.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter