Uma cidade a cada esquina

Nesta edição, um pouco mais sobre as várias facetas de Curitiba

Por: Maurício Nunes & Especial para A Tribuna &  -  13/12/20  -  22:39
O Largo da Ordem ocupa boa parte do Centro Histórico de Curitiba, ponto de encontro dos paranaenses
O Largo da Ordem ocupa boa parte do Centro Histórico de Curitiba, ponto de encontro dos paranaenses   Foto: Maurício Nunes/ Especial para A Tribuna

Fundada em 1693, Curitiba ainda mantém conservados muitos de seus prédios históricos e de muito valor para a cultura e história paranaense. A Igreja da Ordem, erguida em 1737, é a mais antiga da capital e divide a atenção com outras antigas construções preservadas, como o imponente prédio da prefeitura, a Casa Vermelha, o Belvedere, a Igreja do Rosário e o suntuoso prédio em estilo neoclássico que abriga a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a mais antiga do País.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O calçadão da Rua XV de Novembro é por onde pulsa o comércio popular e onde se tem acesso ao Palácio Avenida, imponente complexo de cerca de 18 mil metros quadrados, inaugurado em 1929 e que desde 1991 tem sido o marco local na época do Natal, com suas apresentações de um coral de crianças cantando músicas natalinas.


A cidade abriga diversos museus, entre eles o Museu do Holocausto, inaugurado em 2011, e o Museu Egípcio, com sua vasta coleção de obras originais e réplicas fiéis de objetos relacionados ao Antigo Egito.


O destaque fica para o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como MON ou Museu do Olho, devido ao formato de sua fachada principal. O edifício, projetado em 1967 pelo famoso arquiteto, abrigou o Instituto de Educação do Paraná por anos e depois tornou-se museu e um dos principais cartões postais de Curitiba.


Com um imenso espaço dedicado às artes e um acervo considerável, oferece exposições fixas e periódicas, com obras de Tarsila do Amaral, Portinari, Caribé, Andy Warhol, Di Cavalcanti e, claro, do próprio Oscar Niemeyer, que assina aqui o seu mais belo projeto arquitetônico.


Para se ter uma noção espacial em 360 graus da cidade, a Torre Panorâmica, com seus 109 metros de altura, é uma experiência inesquecível.


Artes por todos os cantos


Curitiba respira arte e por todos os cantos sua história é contada ou por longos painéis de azulejo criados pelo artista local Poty, ou pelos diversos murais grafitados pela cidade, incluindo homenagens cinematográficas a nomes como Kubrick e Woody Allen.


E por falar em cinema, o Cine Passeio é um complexo cultural dedicado à linguagem audiovisual e conta com duas salas de cinema, diversas salas menores para cursos, workshops, sessões privadas e ainda um espaço no terraço para projeção ao ar livre.


A agenda cultural é intensa, afinal Curitiba tem o maior festival de teatro do País, com espetáculos exibidos em seu Teatro Guaíra, o maior da cidade; Paiol, um antigo abrigo de pólvora transformado no primeiro teatro de arena da cidade; e tantos outros espaços culturais.


Tour gastronômico é obrigatório


Para enriquecer a sua experiência na cidade, um tour gastronômico é mais do que obrigatório. O Marbô Bakery oferece pratos da mais alta gastronomia para um brunch inesquecível e sensorial. Localizado dentro de uma casa em estilo modernista, construída em 1953 pelo arquiteto Lolo Cornelsen, seu talentosíssimo chef, Marcos Bortolozo, fará com que seus cinco sentidos lhe agradeçam eternamente.


O Madalosso, maior restaurante da América Latina, vem construindo sua história desde 1963 no bairro de Santa Felicidade. Fundado e administrado pela simpática e folclórica Dona Flora, que até hoje atua na cozinha e faz questão de receber seus milhares de clientes, já se tornou referência obrigatória para o turista, enquanto que Carlo Ristorante, outro restaurante da família, é mais requintado e perfeito para aquela noite romântica.


O Bar do Alemão, igualmente famoso localmente e imitado pelo Brasil, foi inaugurado em 1979, com o nome Schwarzwald (Floresta Negra, em alemão). O fundador, Jorge Tonatto, transformou seu bar num quase museu e palco de alta festividade, por onde foi transmitida inclusive as copas de 2014 e 2018, além de eventos tradicionais da Alemanha. 


O espaço também exibe camisetas oficiais autografadas do time Bayern, de Munique. E por falar em festa, não deixe de experimentar o famoso submarino, drinque criado despretensiosamente em 1982, quando um garçom deixou cair uma dose de Steinhager dentro de uma caneca de chope Pilsen, nascendo assim a sensação da casa.


A noite pode ferver em Curitiba, em seus diversos bares e cervejarias. Destaque para o Back to The Beer, um bar temático de cinema e anos 80, e também para o Bastards, uma cervejaria com os melhores selos da região e invenções pra lá de surreais, como a cerveja com marshmallow. O lugar é perfeito para brindar à nossa essência, ou como eles preferem, para ser quem você realmente é. 


E neste espírito rock and roll, a matéria se encerra com o mais concorrido bar da cidade, o Hard Rock Café, que em Curitiba tem uma de suas mais belas franquias. É ver pra crer e se envolver. Curitiba lhe espera!


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter