Ubatuba: muito além das suas mais de 70 (belas) praias

Resort em Itamambuca se preocupa com a preservação do meio ambiente

Por: Da Redação  -  18/08/19  -  22:17
  Foto: Divulgação

Rica em biodiversidade, cultura e história, Ubatuba, no Litoral Norte, vai muito além de suas mais de 70 praias. E é de olho nesse perfil que o Itamambuca Eco Resort, desde sua abertura, há 35 anos, se preocupou com a preservação do meio ambiente, assim como a sua responsabilidade social.


Em função disso, o hotel conta com passeios culturais que visam a imersão dos hóspedes na cultura local, no conhecimento da sua história e a importância da preservação da fauna e flora.


Assim, o Itamambuca realiza diversos passeios que exploram a cultura local. Entre eles estão a visita ao Viver Guarani, que inclui conhecer a aldeia indígena Boa Vista, habitada pelos índios Guarani, que são originários da América do Sul.


Esse povoado cultiva seu modo de vida e mantém as suas tradições e valores. Os hóspedes fazem uma imersão na cultura guarani e, acompanhados por um anfitrião indígena, aprendem a história de cada uma das peças de artesanato, que são confeccionadas com matérias primas da floresta e coletadas de forma sustentável. Além disso, os turistas podem aprender a utilizar o arco e flecha com os índios e ainda assistir ao Coral da Aldeia, formado por jovens que entoam cantos que celebram a vida e a natureza.


Para celebrar a história, um outro passeio é a imersão na cultura africana em comunidades quilombolas da região. No passeio, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a organização dos quilombos de Camburi e do Sertão da Fazenda.


Nesse tour, os turistas vão a cachoeiras, percorrem trilhas, visitam a casa de farinha, acompanham o preparo de comidas típicas e aprendem a interpretar o patrimônio histórico cultural atual com os Griôs, os mais velhos contadores da história local.


Caiçara


Para fechar o circuito cultural, a visita ao povo caiçara é muito esclarecedora, afinal,todos já ouviram a expressão caiçara, mas muitos desconhecem as raízes desse povo, que nasceu da mistura entre índios e os colonizadores portugueses e mais tardiamente com os africanos.


Há ainda outra atividade ao ar livre, o Birdwatching, feito dentro do próprio hotel. São mais de 200 espécies de aves fotografadas e catalogadas que frequentam o Eco Resort. Mais informações pelo telefone (12) 3834-3000.


Logo A Tribuna
Newsletter