Tradição, ciência e cultura do vinho uruguaio

Vindima movimenta o país com eventos

Por: Da Redação  -  23/02/20  -  21:38
  Foto: Divulgação

Fevereiro é o mês que marca a época da colheita das uvas no Uruguai, mais conhecida como Vendimia ou Vindima, como conhecemos aqui no Brasil. Nesse período, o país se enche de atrações e comemorações a uma das etapas finais na produção do vinho.


É aí que acontece a etapa mais importante da vitivinicultura em várias localidades do Uruguai, que dura até meados de março, e que pode ser vivenciada pelos turistas em diversos estabelecimentos. Essa ciência é celebrada, compartilhada e exibida com muito orgulho nas festas, degustações e asados tradicionais.


Cada local escolhe um dia como partida da temporada – os frutos são coletados no ponto perfeito da maturação e dão vida a inéditos sabores da bebida. Com análise química e degustação do fruto, as uvas são coletadas e somente quando a proporção entre açúcares e ácidos no grão estão em níveis ótimos é que vão para a vinificação.


É na Vindima o princípio do que virá a ser o vinho da nova safra. Nela, percebe-se o potencial do trabalho desenvolvido durante o ano desde a poda. Aliás, a Vindima uruguaia é reconhecida mundialmente, e a quantidade de turistas vem crescendo anualmente nesse período. “Agora em fevereiro, já estamos com 80% da pousada ocupada, em sua grande maioria hóspedes do Brasil, que adoram essas experiências. A quantidade de visitantes dobra em épocas como essa”, afirma Francisco Lorente, gerente de desenvolvimento da Vinícola Campo Tinto, localizada em Carmelo.


De olho no crescimento e na democratização desse universo, os proprietários da pousada passaram a divulgar mais seus produtos e a compartilhar processos com seu público em datas importantes: a Poda em julho, Dia Internacional do Enoturismo em novembro, e a Vindima em fevereiro e março.


Nessa época, aliás, dezenas de vinícolas convidam os turistas a participarem da retirada do fruto, degustação do vinho, harmonização e pisa. Ou seja, é diversão e aprendizado garantidos.


As Bodegas Garzón e Campo tinto Carmelo estão com programações especiais para quem quiser vivenciar essas experiências especiais. 


Na Garzón, dia 7 de março, às 18h, a atividade programada inclui colheita, recepção de uvas, passeio pela vinícola e jantar assinado pelo renomado chef Francis Mallmann na Plaza de Pueblo Garzón. 


Há ainda venda de produtos na Boutique Village. A Bodega fica na Ruta 9 Km 175, Garzón, Maldonado. Mais informações no site https://bodegagarzon.com.


Já na Bodega Campo Tinto Carmelo, até 6 de março o visitante poderá conhecer o local e aprender tudo sobre o processo do vinho por meio de conversas com os enólogos da vinícola. 
Também participará do processo de colheita e da degustação de um menu especial, composto de entrada, prato principal, sobremesa e vinhos Campo Tinto. Reservas pelo e-mail info@campotinto.com


Logo A Tribuna
Newsletter