Parque das Neblinas, um oásis em pleno litoral

Pertinho daqui, lugar garante contato direto com rios, mata nativa e até cachoeiras

Por: Da Redação  -  19/01/20  -  21:40
A imersão na Mata Atlântica está garantida, por meio de diversas atividades
A imersão na Mata Atlântica está garantida, por meio de diversas atividades   Foto: Divulgação/Instituto Ecofuturo

O Parque das Neblinas, reservaambiental da Suzano gerida peloEcofuturo, e localizada entre Bertioga e Mogi das Cruzes, é o destino ideal para quem quer estar em contato com a natureza nessas férias. E o melhor: bem pertinho daqui.


A imersão na Mata Atlântica está garantida, por meio de diversas atividades. Há desde trilhas até canoagem, cicloturismo e possibilidade de acampamento.


Para atender diferentes perfis, o Parque das Neblinas disponibiliza dois tipos de trilhas: autoguiadas e monitoradas.


A trilha autoguiada possui um sistema de sinalização que permite uma interação com o ambiente natural de forma segura: são cinco trajetos que variam de 30 minutos a quatro horas de duração e dificuldade leve.


Para quem prefere fazer o percurso acompanhado, há a opção de trilhas monitoradas – nesta modalidade é possível também personalizar o passeio.


O visitante que optar pela trilha monitorada pode incluir no roteiro a trilha do Mirante, que tem vista para o litoral de Bertioga. Entre os atrativos da atividade estão o Rio Itatinga, passarelas suspensas e vestígios de animais silvestres.


Já na canoagem sobre as águas cristalinas do Itatinga, a mata nativa pode ser contemplada por outro ângulo. Da mesma forma no cicloturismo, que percorre suas margens e também dá acesso a uma cachoeira.


Já para quem deseja dormir no local, o parque conta com camping estruturado, para que o funcionamento seja de baixo impacto ambiental, e que proporciona, ao mesmo tempo, contato com o ambiente natural e privacidade.


Todas as atividades precisam ser agendadas com antecedência e estão sujeitas à disponibilidade de agenda.


Mais informações pelos telefones (11) 4724-0555/6 ou no e-mailparquedasneblinas@ecofuturo.org.br.


Sobre oEcofuturo


InstitutoEcofuturocontribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca ComunitáriaEcofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária.


Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Veja mais no site www.ecofuturo.org.br.


Logo A Tribuna
Newsletter