Para curtir o friozinho na Serra

Socorro, no Interior, é um destino acolhedor, que ainda oferece ecoturismo, atividades radicais, turismo rural, gastronomia e compras

Por: Da Redação  -  19/07/20  -  22:13
Na Pedra Bela Vista, pode-se desfrutar de momentos únicos a dois e em grupo.
Na Pedra Bela Vista, pode-se desfrutar de momentos únicos a dois e em grupo.   Foto: Divulgação

Em fase de retomada das atividades turísticas, a Estância Hidromineral de Socorro, cidade encravada na Serra da Mantiqueira, dentro do Circuito das Águas Paulista, no Interior, é um gostoso destino para quem curte as baixas temperaturas e muito aconchego.

Referência em ecoturismo e aventura, a cidade também tem seu lado romântico, para se curtir a dois ou em família. E, para tanto, está rigorosa nos protocolos e na conscientização dos empresários do segmento, além dos próprios turistas e da população em relação à pandemia.

A sugestão é aproveitar o inverno longe do burburinho das grandes cidades, curtindo o belo visual montanhoso da Serra da Mantiqueira e o clima frio. Com previsão de mínimas de 4 graus Celsius neste mês de julho, Socorro é o destino perfeito.

Devido à altitude, o inverno na região tem temperaturas baixas, com frequente névoa no começo da manhã e geada. “O frio de Socorro é maravilhoso e ainda temos a vantagem de estarmos sendo descobertos nesta época, o que garante um passeio mais calmo, sem filas e trânsito pela cidade”, afirma Ana Luiza Russo, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur).

O destino é completo, com ótimas hospedagens, gastronomia variada, aventura e muitas compras, sobretudo das famosas malhas. Versátil, é roteiro certo para grupos de amigos, casais, famílias com crianças ou pets, e ainda pessoas com mobilidade reduzida, já que a cidade é pet friendly e referência em acessibilidade.

Entre as hospedagens – que variam entre o conforto de um hotel, a animação de um hotel fazenda, a versatilidade de uma pousada e a praticidade de um hostel – basta escolher a que melhor atente às suas necessidades. E, em algumas delas, ainda é possível usufruir do calor da lareira.
Em Socorro, a gastronomia também não deixa por menos. Tem café da manhã farto, comida caseira e produtos artesanais, além de almoço em meio à natureza, café da tarde caipira e chocolate quente. A típica comida da fazenda é muito presente e a gastronomia tem influência italiana, devido aos primeiros imigrantes.

A dica é experimentar a tilápia, que pode ser pescada na hora em um pesqueiro, ou apreciada inteira ou em isca, frita ou como a famosa pipoca de tilápia. As plantações de café também são um bom passeio e ainda rendem um delicioso cafezinho da fazenda, feito na hora.

Cidade aventura

Aliado a tudo isso, a cidade aventura tem atividades na terra, ar e água - como por exemplo boia cross, canoagem, cavalgada, escalada, rafting, rapel, trilhas, trekking, voo livre e tirolesa – que estão à disposição para os aventureiros. O Rio do Peixe, que atravessa todo o município, abriga a maioria dos esportes de água e vale a visita.

O Rios de Aventura, por exemplo, exige que todos os participantes das atividades estejam de máscara e luva. O hotel fazenda Parque dos Sonhos trabalha com capacidade reduzida. No Próxima Aventura, a atividade do rafting está sendo realizada em botes exclusivos: no caso de um casal, irão só os dois no bote; se é uma família com três pessoas, vão só eles no bote, sem misturar pessoas de grupos diferentes. 

Já no Monjolinho Aventuras, os participantes passam por um auto check-up, enquanto o centro de lazer Pitauá providenciou cardápios acessados com QR Code e pedaleira de álcool em gel. Outros estabelecimentos estão indo além dos cuidados exigidos, como o Chalés Santa Catarina, que colocou tapete antibactérias em cada chalé para higienização de sapatos e usa radiação ultravioleta nos ambientes.

Também faz parte da retomada a conquista do selo Turismo Responsável, concedido pelo Ministério do Turismo, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da covid-19, colocando Socorro entre os destinos protegidos e responsáveis. 

Os estabelecimentos da Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur) que já conquistaram o selo são: Chalés Santa Catarina, Grinberg's Village Hotel, Hotel Fazenda Floresta do Lago, Portal do Sol Hotel Fazenda, Rede dos Sonhos e Pousada Vista Linda.

“Escolher a cidade como seu próximo destino turístico é uma ótima ideia, pois é um lugar de natureza próximo aos grandes centros, com um trabalho exemplar em prevenção de contágio, além de responsabilidade com o turismo sustentável e acessível”, reforça Ana Luiza.
 


Logo A Tribuna
Newsletter