Mapa de Viagens Significativas reúne experiências culturais e autênticas no país

Após um ano de tantas incertezas, também a forma de viajar ganhou um novo sentido, solidário

Por: Da Redação  -  27/12/20  -  22:55
O acampamento Ammarin Bedouin Camp combina história, natureza, patrimônio e cultura, em Jordânia
O acampamento Ammarin Bedouin Camp combina história, natureza, patrimônio e cultura, em Jordânia   Foto: Divulgação

Um ano como 2020 gera muitas reflexões sobre como as pessoas se relacionam com o mundo e com suas comunidades. E o turismo e a forma de viajar também acabam mudando. O Escritório de Turismo da Jordânia, em parceria com a organização sem fins lucrativos Tourism Cares, produziu o Mapa de Viagens Significativas (Meaningful Travel Map) para dar um propósito e um significado especial às viagens para a Jordânia. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


No mapa, foram incluídas 12 empresas sociais, que oferecem experiências culturais, sustentáveis e autênticas aos viajantes, que em troca usam o poder da viagem para ajudar pessoas e lugares a prosperar. 


Confira a seguir algumas das organizações que fazem parte do Mapa de Viagens Significativas, para quando viajar for possível novamente.


Baraka Destinations - A região norte da Jordânia É um destino perfeito para o viajante social. Experimente este conjunto de experiências turísticas e negócios locais em Um Qais. Baraka Destinations é um empreendimento social, que desenvolve empresas de turismo da comunidade e experiências que destaquem a cultura local e a narrativa coletiva. Entre as experiências oferecidas estão trilhas para caminhadas e bicicletas, atividades de apicultura, aulas de culinária e artesanato, entre outros.


Ammarin Bedouin Camp -  A dez minutos a pé de Little Petra, este acampamento fica em Siq Al Amti, escondido em um anfiteatro espetacular de areia e colinas, e administrado pela tribo local Ammarin. No Ammarin Bedouin Camp, eles trabalham combinando história, natureza, patrimônio e cultura em uma das áreas mais bonitas da Jordânia. São oferecidas atividades para aproximar os hóspedes da natureza, da história da região e dos habitantes locais.


Summaga Cafe - Summaga é um café, restaurante e loja descontraído, que oferece o autêntico sabor de Ajloun. O cardápio é baseado em ingredientes produzidos nas fazendas locais: laticínios caseiros, conservas, mel, ervas, especiarias e verduras, apresentados em pratos simples e típicos da região. Os produtos da cooperativa também estão expostos à venda, no mesmo espaço. Há menus de café da manhã, almoço e jantar e pratos exclusivos usando produtos orgânicos e de animais criados soltos, incluindo azeite orgânico, vinagre de maçã, mel, zaatar, ovos caipiras e melaço. O restaurante é o principal ponto de venda dos produtos das 25 fazendas orgânicas das aldeias de Ajloun. Além disso, Summaga criou uma oportunidade para as mulheres ajlouni trabalharem em tempo integral e fazerem parte da força de trabalho do turismo. O Summaga também contribui com oportunidades de trabalho criadas nas próprias fazendas.


Beit Khairat Souf - Beit Khairat Souf é uma tranquila cozinha e jardim, que serve café da manhã fresco com produtos locais e oferece aulas, treinamento e empregos para os habitantes locais, além de ser um lugar perfeito para experimentar os gostos e tradições da cultura jordaniana. É um patrimônio histórico e cultural da família Batarseh. O local é administrado pela Associação Alnoor Almouben, composta por um grupo de mulheres, e tem como objetivo criar uma plataforma para que as mulheres locais se sustentem financeiramente, por meio de oportunidades de desenvolvimento econômico no centro de Souf.


Cooperativa de Mulheres - A Associação Cooperativa de Mulheres Iraq Al Amir foi criada pela Fundação Noor Al-Hussein há mais de duas décadas. O objetivo era tornar as mulheres financeiramente independentes e elevar seu padrão de vida, aumentando sua renda e preservando o patrimônio local. São oferecidos workshops de produção artesanal de papel, cerâmica e uma fábrica de tecelagem manual com três teares manuais. Além disso, elas são conhecidas por seus produtos frescos e deliciosos, e ensinam como cozinhar pratos árabes tradicionais.


Conservação da Natureza - A Sociedade Real para a Conservação da Natureza (RSCN) é uma organização nacional independente, dedicada à conservação dos recursos naturais da Jordânia. Foi fundada em 1966 e tem como missão proteger e administrar os recursos naturais do país, sendo responsável pela proteção da vida selvagem e de seus habitats. A Wild Jordan Adventures (marca da RSCN) oferece ecoturismo e uma variedade inspiradora de destinos para explorar. As reservas naturais da Jordânia são a melhor maneira de descobrir as paisagens e a natureza do país. Para os aventureiros, é possível acampar, fazer safári, canoagem, caminhadas e ciclismo.


Para mais informações sobre estas e outras organizações do Mapa de Viagens Significativas, acesse o site clicando aqui. Para mais informações sobre a Jordânia, visite este site e o site globalvisio.


Logo A Tribuna
Newsletter