Confira algumas opções de corrida de rua dos Estados Unidos

Eventos esportivos são um bom motivo para viajar. E há pacotes especiais para isso

Por: Maurício Nunes  -  02/03/20  -  00:41
Forest, corra pelas ruas dos Estados Unidos.
Forest, corra pelas ruas dos Estados Unidos.   Foto: Arquivo pessoal/Maurício Nunes

A corrida de rua é o esporte popular mais praticado em todo o mundo e por isto tem se tornado um grande atrativo junto ao turismo internacional. Este esporte, que exige apenas um par de tênis, shorts, camiseta e muita boa vontade, tem crescido exponencialmente, atingindo milhões de seguidores mundo afora e gerando muitos trilhões em faturamento no setor. 


Há diversas provas pelo mundo, especialmente pelos EUA, que possui talvez as mais tentadoras, que vão desde a famosa e seleta Maratona de Boston, até a concorrida maratona de Nova York. Há ainda corridas especiais regadas a vinho, outras contra zumbis e até maratonas dentro dos parques da Disney, ao lado de seus personagens.


O mercado já abrange agências especializadas neste setor, promovendo viagens ao exterior para realização destas provas e de muito turismo, evidentemente.


Podemos citar aqui pelo menos três provas diferentes e bastante interessantesrealizadasnosEstadosUnidos. A primeira delas é dedicada a todo fã de cinema, especialmente aos apaixonados pela saga de Rocky Balboa, criação do ator Sylvester Stallone, que já rendeu seis filmes e dois spinoffs: Creed 1 e 2. 


Rocky Run 


A Rocky Run é uma prova anual realizada na Filadélfia, cidade americana onde a saga do boxeador foi toda filmada. Com milhares de corredores de todo o mundo, a animada prova tem sua largada frenteàs famosas escadarias do Museu de Arte da cidade, imortalizadas pela célebre cena de treino do garanhão italiano.Ao lado do museu está a estátua de bronze dedicada ao boxeador, hoje um dos monumentos da cidade que por si só já é belíssima.


A prova se divide em três etapas. Há a prova de 5 km, a de 16 km e o desafio do Garanhão, que seria completar ambas, assim somando uma meia maratona com seus 21 kms. Não faltam inscritos fantasiados como personagens do filme, assim como não falta a trilha sonora da franquia, representada pela música Eye ofthe Tiger, que virou sinônimo de motivação. 


Numa trilha praticamente plana, as dificuldades são encontradas no famoso Monte Drago (referência ao lutador Russo do quarto filme da série), com sua elevação digna de assustar até o próprio Balboa.


Para os amantes de Rock (agora sem o Y) a Rock 'n' Roll Marathon é uma série de corridas, criada pela Ironman Foundation, que reformulou (desde 1998) o cenário mundial de corridas de rua (especialmente nos EUA),incluindo no percurso bandas ao vivo, eufóricas equipes de torcida e estações de entretenimento, criando assim uma atmosfera de festa para os participantes e espectadores, tornando-a até os dias de hoje a maior e mais divertida série de corridas internacionais. 


O fim de semana do movimentado e concorrido evento começa com uma Health & Fitness Expo gratuita, apresentando as últimas novidades em equipamentos de corrida, roupas esportivas e informações sobre saúde, nutrição e muito mais. 


Para se ter ideia, são mais de 30 provas em diferentes cidades pelo mundo, totalizando 600 mil participantes, sendo que 60% são do sexo feminino. 


Em Las Vegas  


O pináculo da série é a Maratona (e meia maratona) Rock 'n' Roll em Las Vegas, considerado o maior e mais concorrido evento de corrida noturna do mundo.


A movimentada e extremamente iluminada Las Vegas Strip fica fechada ao trânsito uma vez por ano para que os cerca de 40 mil corredores de todo o mundo tenham uma experiência noturna única com música, luzes e muita endorfina.


Não falta também adrenalina ao longo do percurso, que começa próximo ao MGM Grand e atravessa atrações imperdíveis como o icônico sinal de boas vindas a Vegas, a Torre Eiffel do Hotel Paris, as fontes do Bellagio, a lendária Fremont Street, e ainda famosas capelas onde casais pré-registrados se casam ou renovam seus votos e depois correm para a linha de chegada, que termina em frente ao Vulcão em erupção do Mirage, juntos como noivos.


Desta vez, o que acontece em Las Vegas, não fica em Las Vegas, pois os participantes vão ostentar a concorrida medalha e compartilhar esta história com toda e qualquer pessoa que lhe dê atenção, não tenha dúvidas. E por falar em corridas rock and roll, a Rock & Roll Hall of Fame Meia Maratona ocorre uma vez por ano em Cleveland, Ohio, EUA, e possui um diferencial: é a corrida oficial do maior e mais completo museu de música pop do mundo: o Rock&Roll Hall of Fame.


O percurso começa e termina em frente à emblemática pirâmide do museu, percorrendo as vias do centro da cidade, seguindo até os bucólicos Jardins Culturais e boa parte da University Circle. A prova atravessa a paradisíaca costa do Lago Erie, passando por várias bandas que animam o trajeto.


Ao final da prova, além de recebera medalha mais bacana (e pesada) que as corridas pelo mundo presenteiam seus atletas, os corredores ainda recebem ingresso de cortesia para passarem o restante do dia dentro do Museu, que é uma espécie de Louvre da música contemporânea.


Então, que tal começar 2020 carimbando passaporte, colecionando novos quilômetros, adquirindo medalhas e ostentando muita saúde? Seu corpo e sua mente lhe agradecerão! O mundo é sua pista, corra. Forest, corra! 


Logo A Tribuna
Newsletter