Novo inseto originário da Ásia é encontrado em Santos e acende alerta

Identificada em espaços públicos entre os canais 3 e 7, espécie pode ter chegado pelo Porto

Por: Daniel Rodrigues*  -  09/10/21  -  12:50
 A espécie, na fase juvenil, possui pintas vermelhas e na adulta, amarelas
A espécie, na fase juvenil, possui pintas vermelhas e na adulta, amarelas   Foto: Yan Lima

Uma nova espécie de inseto foi encontrada em Santos, no trecho que fica entre os canais 3 e 7. Trata-se do Erthesina fullo, um percevejo descoberto e identificado pelo estudante de Biologia Yan Lima e Silva, de 25 anos. O inseto foi visto pela primeira vez em novembro de 2020, segundo ele possivelmente por meio da área portuária. Originária do sudeste asiático, a nova espécie acende um alerta por ser capaz de se adaptar para se alimentar de vários tipos de plantas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o estudante de Santos, o inseto é um polífago, que também se alimenta de frutas como maçã, kiwi, pêra, pêssego e romã. Caso migre para regiões de produção agrícola, pode ser uma ameaça às safras de diferentes plantios.


Por enquanto, os registros foram feitos, principalmente, nas áreas urbanas. Em Santos, eles estão mais localizados em praças públicas, nos bairros Aparecida, Embaré, Ponta da Praia e Macuco. Até o momento, foram identificados 14 insetos, e seis acabaram confirmados por meio de análise fotográfica.


“Eu vi o percevejo numa árvore e tirei uma foto dele, como costumo tirar fotos de animais e insetos”, diz Yan, que imediatamente publicou a imagem no iNaturalist, rede social voltada a biólogos e pesquisadores. Por conta disso, ele foi procurado pelos pesquisadores Ricardo Brugnera e Jocelia Grazia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pelo entomólogo Cristiano Feldens Schwertner, da Unifesp. Para entender mais sobre a natureza do inseto e possíveis riscos para a economia, eles formaram um grupo de pesquisa que monitora a proliferação da nova espécie.


O grupo acionou o Ministério da Agricultura, responsável pelo controle do inseto, e a Secretaria do Meio Ambiente de Santos. E também comunicou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por se tratar de uma ocorrência relacionada à fauna silvestre.


Yan Lima foi o primeiro a fazer registro do inseto nas Américas. Ele andava pelas ruas de Santos quando avistou pela primeira vez o percevejo, na copa de uma árvore. Seis meses depois, encontrou novamente o Erthesina fullo, tirou mais fotos e coletou um exemplar.

“Essa coleta foi fundamental. Eu levei para casa, onde montei um terrário com papel toalha dentro de um pote, e fui mantendo contato com o Brugnera, que pediu que eu observasse a espécie, se ela iria conseguir chegar na forma adulta. Foi incrível, porque da noite para o dia ele fez uma ecdise, a troca de exosqueleto”, explica Lima. A partir desse momento, chegou-se à conclusão de que realmente era um inseto dessa espécie.


À Reportagem, a Secretária de Meio Ambiente de Santos indicou o Ibama para comentar o assunto. O órgão federal, por sua vez, foi procurado e até a publicação desta reportagem não respondeu aos questionamentos sobre o conhecimento do caso e possíveis providências para o controle e acompanhamento do número de insetos na Cidade.


*Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Robnaldo Salgado e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter