Obras na Nova Entrada de Santos prosseguem no Jardim Castelo

Trabalhos na Avenida Haroldo de Camargo estão sendo finalizados e incluem reurbanização completa

Por: Da Redação  -  18/04/21  -  17:59
   Serão instalados 29 postes de luz no canteiro central, e novas lâmpadas de LED substituirão as atuais
Serão instalados 29 postes de luz no canteiro central, e novas lâmpadas de LED substituirão as atuais   Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

As obras de reurbanização da Avenida Haroldo de Camargo, no Castelo, em Santos, estão sendo finalizadas. Elas incluem interligação com a Avenida Nossa Senhora de Fátima, calçadas, guias, sinalização de trânsito e iluminação – serão instalados 29 postes de luz no canteiro central, e novas lâmpadas de LED substituirão as atuais. A pavimentação dos 1.050 metros da Haroldo de Camargo foi concluída na quinta-feira.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ao valor de R$ 9,9 milhões, custeados pela Prefeitura com financiamento pela Caixa Econômica Federal (CEF), a intervenção integra a Etapa 1 da Nova Entrada de Santos complementa a implantação de um sistema de drenagem, com 128 metros de extensão na via, iniciado em 2014 por meio do programa Santos Novos Tempos.


A próxima etapa será a construção de uma estação de bombeamento no fim da avenida, junto à Rua Caminho da Divisa, para absorção da água proveniente dos bairros, que será despejada no Rio dos Bugres, em direção ao estuário. O edital de licitação para execução da obra foi publicado no último dia 12 no Diário Oficial de Santos. A previsão é de término em dois anos, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Município.


Drenagem


Conforme explica Wagner Ramos, secretário de Serviços Públicos e gestor da Nova Entrada de Santos, a drenagem reestruturada contempla moradores de diferentes bairros. “Estamos atendendo a uma grande área de Santos, incluindo Castelo e Areia Branca, e grande parte do Jardim Guassu, em São Vicente, pois essa é uma galeria divisória.”


Segundo ele, ainda há risco de alagamentos no local em caso de chuvas muito volumosas. No entanto, Ramos afirma que as obras, quando finalizadas, acabarão com o problema. “Tínhamos aqui uma vala, com obstruções por causa de aterros e lixo. Recuperamos o percurso dessa vala, colocando aduelas de concreto de quatro metros de largura por dois de altura”, relata.


Com isso, “em chuva muito acentuada, com maré alta, as comportas vão ser acionadas e o bombeamento vai jogar a água em direção ao estuário”.


Vistoria


Na semana passada, o prefeito Rogério Santos (PSDB) esteve na Avenida Haroldo de Camargo para ver os trabalhos.


“Essa é uma das principais avenidas desta região, pois tem comércios, residências e faz divisa com São Vicente. Revitalizamos toda a via e, mais à frente, teremos a primeira estação de bombeamento de água da Zona Noroeste. Obras de infraestrutura são fundamentais, pois resolvem problemas de mobilidade e drenagem, melhorando a qualidade de vida das pessoas e gerando empregos.”


Locais


“Estamos atendendo a uma grande área de Santos, incluindo Castelo e Areia Branca, e de grande parte do Jardim Guassu, em São Vicente, pois essa é uma galeria divisória” - Wagner Ramos, Secretário de Serviços Públicos de Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter