Mutirão de verão contra o Aedes retorna a bairro de Santos nesta quarta-feira

A primeira parte do mutirão no bairro eliminou 84 focos com larvas

Por: ATribuna.com.br  -  07/02/24  -  04:00
A Terracom atuará em parceria com a Secretaria de Saúde disponibilizando 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis
A Terracom atuará em parceria com a Secretaria de Saúde disponibilizando 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis   Foto: Isabela Carrari/PMS

Nesta quarta-feira (7), será realizada a segunda etapa do Mutirão de Verão contra o Aedes aegypti no bairro Boqueirão, a partir das 9h. Foram escalados 60 agentes de combate a endemias, que vão se encontrar no Super Centro Boqueirão (Rua Oswaldo Cruz, 319 - Boqueirão). A primeira parte do mutirão no bairro eliminou 84 focos com larvas.


A Terracom atuará em parceria com a Secretaria de Saúde disponibilizando 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.


A Secretaria Municipal de Saúde de Santos já realizou cinco mutirões de verão, todos em janeiro, às quartas-feiras e com retornos aos sábados para eventuais pendências. Para fevereiro estão programados outros dois no bairro Ponta da Praia, nos dias 21 e 28. O objetivo é atingir os bairros mais movimentados nesta época do ano, realizando a vistoria nos imóveis de população flutuante. No verão, o clima quente e úmido é favorável para a procriação do mosquito e a alta circulação de pessoas acende um alerta à saúde.


Vale lembrar que o mosquito precisa de água parada para depositar os ovos e as pessoas devem evitar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água, em casa ou nos quintais. Também devem-se manter limpos os terrenos baldios, lavar e tampar caixas ou tambores de água pelo menos uma vez por semana e não esquecer de observar calhas, trocar a água dos animais domésticos e limpar e telar os ralos.


Balanço
Os mutirões de verão realizados em 2024 eliminaram 552 focos com larvas. No ano passado, foram confirmados 608 casos de dengue e 51 de chikungunya. Este ano, há a confirmação de um caso de dengue e outro de chikungunya.


Logo A Tribuna
Newsletter