Wilson Sons inicia construção de rebocadores em Guarujá

A previsão é de que a primeira embarcação seja entregue em um ano

Por: Da Redação  -  02/02/21  -  18:18
Wilson Sons inicia construção de rebocadores em Guarujá
Wilson Sons inicia construção de rebocadores em Guarujá   Foto: Carlos Nogueira/AT

Ainda neste trimestre, a Wilson Sons vai iniciar a construção de seis rebocadores nos estaleiros do grupo na Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá. A previsão é de que a primeira embarcação seja entregue em um ano. Toda a nova frota deve ficar pronta até 2024. No total, devem ser contratados 50 profissionais para esta empreitada.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os rebocadores terão 80 toneladas de tração estática (TBP), 25 metros de comprimento e 13 metros de boca, com notação de classe Escort Tug. “Este novo modelo possui os mais modernos equipamentos disponíveis no mercado e garante o alto nível de segurança às manobras portuárias”, explicou o diretor-executivo dos estaleiros da Wilson Sons, Adalberto Souza.


Segundo o executivo, a nova série de rebocadores vai contribuir para a renovação da frota da empresa, que já conta com 80 embarcações. A medida vai facilitar o apoio aos navios de grande porte que atracam nos portos brasileiros.


“Também estaremos preparados para as oportunidades de negócios na indústria de óleo e gás,como operações de GNL e terminais dedicados”, destacou o diretor da unidade de negócios de Rebocadores da Wilson Sons, Rodrigo Bastos.


O projeto será da Damen Shipyards, parceiro do estaleiro há mais de 25 anos. Outra inovação é a certificação IMO Tier III, que atesta a eliminação das emissões de óxidos de nitrogênio pelas embarcações.


Com isso, os novos rebocadores estarão em conformidade com as exigências de algumas regiões do mercado norte-americano e europeu. “O Tier III é um grande diferencial desse projeto. Apesar de não ser exigido no Brasil, mostra o quanto estamos na vanguarda da indústria naval brasileira”, destaca Souza.


Logo A Tribuna
Newsletter