SPA altera norma de agendamento de caminhões no Porto de Santos

Medida será válida a partir de sábado para veículos com contêineres e carga solta

Por: ATribuna.com.br  -  27/09/22  -  19:04
Atualizado em 27/09/22 - 23:26
Para os caminhões de granéis vegetais sólidos não há alteração
Para os caminhões de granéis vegetais sólidos não há alteração   Foto: Alexsander Ferraz/AT/Arquivo

A partir do próximo sábado (1º), os caminhões carregados com contêineres e cargas soltas terão mudanças no período de chegada ao Porto de Santos. A ideia é reduzir de cinco para três horas o prazo de antecedência de acesso, garantindo maior fluidez no trânsito e a abertura de mais janelas de agendamento no cais santista. A regra para os graneleiros não muda.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


De acordo com a Santos Port Authority (SPA), a estatal que administra o cais santista, redução do período de permanência dos veículos será feita de forma escalonada. A conclusão do processo será em abril do ano que vem.


Hoje, os terminais marcam um horário no agendamento com a SPA e têm limite de até cinco horas para receber os caminhões com carga solta ou conteinerizada. Com a nova Norma da Autoridade Portuária (NAP), a tolerância para recebimento de contêineres e carga solta cairá para quatro e depois para três horas.


Haverá uma regra transitória para adequação dos transportadores, que terão um período de adaptação de seis meses. De acordo com o cronograma, do próximo sábado até 31 de dezembro, haverá tolerância de quatro horas após a janela de agendamento, totalizando cinco horas.


De 1º de janeiro a 1º de abril do ano que vem, a tolerância será de três horas após a janela de agendamento, o que dará o total de quatro horas. Já a partir de 2 de abril, a tolerância passará a ser de duas horas após a janela de agendamento, somando três horas.


Segundo a SPA, para os caminhões de granéis vegetais sólidos não há alteração, pois as cargas chegam de distâncias que exigem dias de viagem. O ajuste do período agendado é feito com a parada obrigatória em pátios reguladores fora do Porto, para evitar que os transportadores formem filas nas rodovias ou mesmo nas avenidas de acesso ao complexo portuário. Os caminhões ficam estacionados aguardando a chamada aos terminais. A janela para estas cargas continua sendo de seis horas.


Para dúvidas e orientações, os usuários podem entrar em contato com o setor de Sistemas Logísticos da SPA, pelo telefone (13) 3202-6565, ramal 2731, ou e-mail portolog@brssz.com.


Logo A Tribuna
Newsletter