Sistema facilita consulta a estatísticas no Porto de Santos

Ferramenta Estatísticas Online foi lançada pela Santos Port Authority e pode ser acessada no site da estatal

Por: ATribuna.com.br  -  13/11/22  -  11:31
Autoridade Portuária divulga registros de movimentação no Porto de Santos desde o início de 1976
Autoridade Portuária divulga registros de movimentação no Porto de Santos desde o início de 1976   Foto: Carlos Nogueira/AT

Divulgar dados estatísticos sobre a movimentação do Porto de Santos com maior agilidade é o objetivo de um novo sistema de divulgação da Santos Port Authority (SPA). O Estatísticas Online (EO), ferramenta de business intelligence, foi lançado na quinta-feira e pode ser acessado no site da estatal.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A Autoridade Portuária divulga registros de movimentação do Porto desde 1976. Com o tempo, as informações dos mensários estatísticos passaram a ser apresentadas em PDF, no site. Porém, havia o desafio de integração com bases externas e a possibilidade de pesquisas padronizadas.


Segundo a empresa, o novo sistema dará maior confiabilidade e agilidade às consultas das estatísticas de movimentação de cargas no cais santista, permitindo que o usuário selecione os parâmetros de sua pesquisa, de acordo com suas necessidades. Ele foi desenvolvido por técnicos da própria empresa, com colaboração da comunidade portuária.


Na última quinta-feira (10), antes de pedir demissão, o então diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da SPA, Bruno Stupello, disse que a ferramenta sofrerá constantes melhoramentos. “A ideia é ir reduzindo esse delay de tempo entre a atualização e a divulgação da base com a movimentação em tempo real no cais. Nós vamos, em princípio, começar a soltar do mês anterior até o dia 15 do mês corrente, mas a ideia é que isso seja estreitado, trazendo quase em tempo real essa informação no site”.


O sistema de consulta anterior permanecerá disponível até o fim do mês que vem. A partir de janeiro, as informações estarão somente no EO. Serão disponibilizadas consultas pormenorizadas da movimentação de cargas por berço de atracação, tipo de carga e por terminal, entre outros, desde 2005. O sistema conta com uma tela resumo com os comparativos mensais e anuais e com os recordes de movimentação, inclusive por tipo de carga.


“Internamente, nós trabalhamos com informações de seis horas de diferença entre a movimentação e a base de dados que nós apuramos. Nosso painel de controle na Diretoria de Operações tem uma diferença de seis horas apenas. Vamos trabalhar para que isso possa ser divulgado com menor espaço de tempo possível”.


Para acessar o sistema, não é necessário cadastro. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail estatisticas@brssz.com. O EO pode ser acessado por meio do link.


Logo A Tribuna
Newsletter