Sindicato dos Despachantes Aduaneiros completa 113 anos

A entidade é apontada como uma das mais antigas do Brasil no segmento sindical

Por: Bárbara Farias  -  27/03/24  -  12:34
  Foto: Vanessa Rodrigues/Arquivo AT

Fundado em 26 de março de 1911, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS) completou ontem 113 anos de atuação. Iniciou suas atividades como Centro dos Despachantes Aduaneiros, com 44 associados. A entidade é apontada como uma das mais antigas do Brasil no segmento sindical e, desde 1956, mantém sua sede na Rua Braz Cubas, 3, 1º andar, no Centro. “Hoje, a entidade conta com mais de 900 associados e 300 aposentados. É um número expressivo para a categoria”, comemorou o presidente do SDAS, Carlos Alberto de Melo.


Mais de um século se passou transformando também o desembaraço de mercadorias de importação e exportação que é feito pelos despachantes aduaneiros. “O sindicato realizou muitos movimentos em prol da categoria e enfrentou muitos desafios, como a modernização dos processos. Anos atrás, nós trabalhávamos com papéis e hoje temos sistemas. A evolução foi um salto muito importante e, para isso, a entidade se reciclou e se aprimorou, oferecendo, inclusive, capacitação ao seu quadro associativo”, afirmou o presidente.


Carlos salientou que sua perspectiva para os novos tempos é proporcionar que “o despachante aduaneiro esteja à frente do seu tempo, por meio da inovação, desenvolvimento e aprimoramento”. Ele enfatizou sobre o papel do sindicato. “Não basta apenas fomentar coisas para a Cidade, a entidade precisa investir no seu quadro associativo, em capacitação e aprimoramento pertinentes aos dias de hoje, dar guarida aos profissionais”.


Evento realizado entre os associados na sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros em 1961
Evento realizado entre os associados na sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros em 1961   Foto: Acervo/SDAS

O presidente do sindicato revelou ainda a sua satisfação em pertencer a uma profissão que passa de pai para filho, como no caso de Gilson Cláudio do Nascimento. “Eu conheço muitos que são a segunda ou terceira geração, mas tem um associado nosso que é a quarta geração de despachantes aduaneiros na sua família”.


Eleito em outubro de 2021 para um mandato de quatro anos, até 2025, com possibilidade de reeleição, Carlos Melo, de 51 anos, comemora 39 anos de exercício profissional no setor de comércio exterior e 21 anos como associado do sindicato. “Eu trabalho na área desde 12 anos. Comecei no Camps, a maior escola que eu tive”, encerrou.


Logo A Tribuna
Newsletter