O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, toma posse nesta quarta-feira (13), às 15 horas, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O deputado federal pelo Republicanos substitui Márcio França (PSB), que havia assumido o cargo em dezembro e ocupará o Ministério das Micro e Pequenas Empresas, ainda a ser criado pelo Governo Federal.
Pela manhã, segundo A Tribuna apurou, a previsão é de que haja um ato restrito de Costa Filho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ontem, houve reunião na Capital Federal, com a presença de França. Ainda não se sabe a respeito de outras mudanças que podem ser feitas na pasta.
A entrada no cargo de Costa Filho, de 41 anos, faz parte da minirreforma ministerial organizada por Lula para permitir o ingresso do Centrão na Esplanada dos Ministérios. A pasta é cobiçada devido à abrangência e à verba federal disponível para projetos e obras.
Em termos de Baixada Santista, o túnel Santos-Guarujá e o Aeroporto Civil Metropolitano, na Base Aérea de Santos, no Distrito de Vicente de Carvalho, estão nesse escopo.
Filho do ex-deputado federal Sílvio Costa (Republicanos) - atual suplente da senadora pernambucana Teresa Leitão (PT) -, Silvio Costa Filho é de Recife, formado em Pedagogia e exerce o segundo mandato consecutivo na Câmara Federal. Antes, já foi vereador da cidade em que nasceu - quando iniciou na vida pública, em 2004 -, deputado estadual e secretário do Turismo de Pernambuco.
Continuidade
Especialistas do setor portuário consultados por
Presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Marcelo Neri destaca quatro pontos ligados ao complexo portuário santista. O primeiro é a modernização e a expansão da infraestrutura, em prol do comércio exterior brasileiro, “a fim de aprimorar a eficiência operacional e aumentar a capacidade de movimentação de cargas”.
O segundo envolve logística e visão integrada. “Para otimizar o fluxo de mercadorias, é essencial continuar a promover a integração entre modais de transporte, como ferrovias e rodovias”.
O terceiro diz respeito à sustentabilidade ambiental, como o projeto envolvendo hidrogênio verde promovido pela Autoridade Portuária de Santos. “A gestão ambiental é uma preocupação crescente. O novo ministro precisará focar em iniciativas sustentáveis, como a redução da emissão de poluentes e o gerenciamento adequado de resíduos”, recomenda.
O quarto é ter em seu alvo o desenvolvimento regional, levando em conta o impacto significativo na economia trazido pelo Porto de Santos. “Projetos já em andamento merecem atenção especial, como o túnel Santos-Guarujá, o Parque Valongo e a dragagem do canal de acesso. Destacaria também a melhoria da acessibilidade terrestre. Uma nova via de acesso ao complexo seria a maior obra para o setor logístico de São Paulo e do Brasil”, completa Neri.
Além destes pontos, o consultor portuário Ivam Jardim também recomenda a manutenção da equipe técnica na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, que faz parte da estrutura da pasta.