Silvio Costa Filho faz primeira visita à Baixada Santista como ministro de Portos e Aeroportos

Nesta quinta-feira, ele passará pelo Porto de Santos e futuras instalações do Parque Valongo e Aeroporto Metropolitano

Por: Bárbara Farias  -  21/09/23  -  06:45
Em sua primeira visita à Baixada Santista como ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho anunciará hoje uma série de ações que serão adotadas nos portos e aeroportos
Em sua primeira visita à Baixada Santista como ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho anunciará hoje uma série de ações que serão adotadas nos portos e aeroportos   Foto: Vosmar Rosa/MT

Em sua primeira visita à Baixada Santista como ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho anunciará nesta quinta-feira (21) uma série de ações que serão adotadas nos portos e aeroportos, visitará o Porto de Santos, o local do futuro Parque Valongo e a Base Aérea de Santos, onde será instalado o Aeroporto Metropolitano. Em agenda concorrida, o novo chefe da pasta anunciará também as obras da segunda fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, em Guarujá.


Segundo o ministério, a partir das 10 horas, Costa Filho concederá entrevista coletiva na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) para detalhar as ações que serão executadas pelo Governo Federal nas áreas de portos e aeroportos, além de fazer um balanço sobre as medidas adotadas nos primeiros meses da gestão federal. Em seguida, ele se reunirá com o presidente da APS, Anderson Pomini, que fará um resumo das ações em andamento no Porto. Ainda na sede do Porto, se reunirá com sindicalistas.


Na sequência, o ministro se dirigirá à Prefeitura de Santos, onde, juntamente com o prefeito Rogério Santos (PSDB), assinará um compromisso para substituição de área para expansão do Porto. Às 13h45, ambos irão para a área do antigo Armazém 4 acompanhar o início das obras do Parque Valongo, a cargo da companhia chinesa Cofco International.


De acordo com a Autoridade Portuária de Santos, de lá, a bordo de uma embarcação, Costa Filho percorrerá o canal de navegação do Porto, para onde está projetado o túnel Santos-Guarujá. Considerada a maior obra de infraestrutura do País, a ligação seca foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento estimado em aproximadamente R$ 5 bilhões.


Já a Prefeitura de Guarujá informou que, às 15h30, o ministro será recebido pelo prefeito Válter Suman (PSDB), no Paço Municipal, onde anunciará o cronograma de obras da segunda fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda. A segunda fase da Perimetral é um pleito antigo da Administração Municipal e permitirá a segregação total de fluxo de veículos de carga com destino ao Porto. A nova etapa garantirá fluidez no tráfego local trazendo melhor qualidade de vida à população.


Além do aeroporto, Suman e Costa Filho vão debater ainda a importância da ligação seca entre Guarujá e Santos e a continuidade do projeto de expansão portuária, com a remoção de famílias das comunidades Prainha e Marezinha para unidades habitacionais cujo processo está em andamento na cidade.


Para o prefeito Válter Suman, “o ministro reconhece a importância estratégica de Guarujá, que integra o complexo portuário da Baixada Santista, e a sua projeção, que será ainda maior, a partir da viabilização do aeroporto, em processo de licitação”.


Por volta das 17 horas, o chefe do Executivo guarujaense e o ministro seguirão para a Base Aérea de Santos, localizada em Vicente de Carvalho, onde será instalado o futuro Aeroporto Civil Metropolitano. De lá, a comitiva embarcará em aeronave com destino a São Paulo.


Reporto
Na visita de hoje à região, o ministro de Portos e Aeroportos também poderá trazer novidades sobre o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto), cuja vigência termina em dezembro e a prorrogação é esperada pelas empresas privadas. O Reporto desonera a compra de máquinas e equipamento de infraestrutura.


Na terça-feira, Costa Filho se reuniu com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, para discutir sobre o Reporto e a liberação de recursos para o Fundo da Marinha Mercante (FMM)( e ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).


Logo A Tribuna
Newsletter