Rumo Malha Central tem operação regular

ANTT autorizou trabalhos em trecho que interliga portos das regiões Norte e Sudeste, integrando a logística nacional

Por: Bárbara Farias  -  15/02/24  -  11:48
São 282 quilômetros, abrangendo o trecho entre os pátios de Ouro Verde e Santa Helena, no estado de Goiás; trens serão compostos por duas locomotivas C30 e 16 vagões
São 282 quilômetros, abrangendo o trecho entre os pátios de Ouro Verde e Santa Helena, no estado de Goiás; trens serão compostos por duas locomotivas C30 e 16 vagões   Foto: Divulgação

A Superintendência de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou ontem que autorizou, na última sexta-feira, o início das operações comerciais em regime regular na Rumo Malha Central (RMC). Serão 282 quilômetros, abrangendo o trecho ferroviário que se estende entre os pátios de Ouro Verde (POS) e Santa Helena (PSG), situados nos municípios de Ouro Verde e Santa Helena, no estado de Goiás.


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Inaugurado em 2023, o trecho estava operando em regime de comissionamento, sujeito a testes e restrições operacionais para avaliar o comportamento da ferrovia. Após uma avaliação positiva, a fiscalização ferroviária da ANTT autorizou a transição para o regime comercial regular. A autorização representa um importante passo na evolução da integração logística nacional, interligando os portos da região Norte e Sudeste e passando pela riqueza do Centro-Oeste brasileiro.


Os trens que serão utilizados para o transporte de mercadorias seguirão um padrão específico: serão compostos por duas locomotivas C30 e 16 vagões, com um peso de 1.200 toneladas brutas (TB) e um peso líquido de 500 toneladas úteis (TU), além de um comprimento máximo de 400 metros.


Inicialmente, estão previstos o transporte de mercadorias como carne bovina congelada, milho, açúcar, peças automotivas, minério e algodão. Essa diversidade de cargas demonstra a versatilidade e importância da nova rota ferroviária para a economia do país.


“A autorização para o início das operações na Rumo Malha Central representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura logística do Brasil, promovendo maior eficiência e competitividade nos transportes de carga. Além disso, fortalece a posição do País como um importante hub logístico na América do Sul”, explica o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.


Com a nova rota em funcionamento, será possível promover maior fluidez no transporte de cargas e mercadorias alinhado ao desenvolvimento sustentável, com benefícios ambientais, uma vez que o modal ferroviário tem menor emissão de poluentes em comparação com os outros meios de transporte.


“A liberação para operação na Rumo Malha Central é celebrada como um passo significativo no aprimoramento da infraestrutura de transporte do Brasil, impulsionando o desenvolvimento econômico e a conectividade entre as regiões do País”, concluiu Ismael Trinks, superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT.


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